quinta-feira, 12 de março de 2009

O plenário de Durango anula a medalha de ouro concedida a Franco em 1972

Em sessão plenária, o município biscainho de Durango retirou a condecoração atribuída ao ditador fascista, contado para tal com o apoio unânime de todos os partidos com representação política: PNV(sa), Grupo Misto (esquerda abertzale), P$E, AP-PP, Aralar e Ezker Batua.
Fica assim sem efeito a decisão tomada em 26 de Maio de 1972, que concedia a medalha de ouro desta cidade ao ditador Bahamonde. A proposta foi apresentada em Novembro de 2008 pelo Aralar, Ezker Batua e o grupo de vereadores abertzales, e foi apoiada por todos os outros grupos municipais, tendo por base o entendimento de que alguém que causou “tanta morte e tanto sofrimento” não deve ser merecedor de tal distinção.
Ao proceder desta forma, o Município de Durango contribui para “salvaguardar a memória dos que deram a vida pela liberdade do nosso povo”.

Fonte: SareAntifaxista

Isto, numa altura em passam 72 anos sobre o início dos terríveis bombardeamentos das forças fascistas sobre Durango, que haveriam de causar mais de 300 mortos. Concentração a 28 de Março.

Oroimena, duintasuna eta borroka! Memória, dignidade e luta!