sábado, 21 de março de 2009

Gazte Martxa ‘09 junta a reivindicação e a festa, entre Amaiur e Donibane Garazi

Na quinta-feira, cerca de vinte jovens independentistas estiveram presentes em Bilbau em frente ao gaztetxe Zazpi Katu, que foi recentemente fechado – tendo por isso manifestado a sua solidariedade –, para dar a conhecer o programa da presente edição da Gazte Martxa, que unirá as localidades de Amaiur e Donibane Garazi entre os dias 10 e 12 de Abril.

Ataviados na sua maioria com as T-shirts vermelhas que tem impresso o lema «Independentzia», os jovens convidaram a participar na marcha todos os que “querem viver livres das correntes impostas pelo imperialismo e o capitalismo” dos estados espanhol e francês.

A Gazte Martxa partirá no próximo 10 de Abril desde Amaiur, e a primeira etapa finalizará em Baigorri. No dia 11, os jovens partem desta localidade com o objectivo de chegar a Anhauze, para onde está prevista uma noite de festa e txosnas [barracas de festa], durante a qual actuarão grupos da Musikherria.

Bilhetes de três dias e entradas à venda
No domingo, dia 12 de Abril, a marcha terminará em Donibane Garazi com uma jornada festiva e reivindicativa, embora na parte da manhã haja autocarros para participar no Aberri Eguna [Dia da Pátria] unitário que fará o percurso entre Irun e Hendaia.

Segundo adiantaram, haverá durante todo o dia uma exposição de agentes sociais bascos na zona do centro e do mercado, e a partir das 16h terá início a maratona da Musikherria.

Além disso, na zona das refeições está prevista uma actuação de bertsolaris às 13h30, e à tarde haverá jogos populares de Xiba, um debate sobre revoluções juvenis no mundo, em que participarão elementos provenientes de diversas nações e uma kalejira [desfile pelas ruas].

O comício político terá início às 20h na tenda principal, que depois acolherá os concertos de Def Con Dos, Su ta gar, Delorean e os antigos cantores de Zebda, Mous & Hakim. Também actuarão os grupos Kasu e MAK, que compuseram conjuntamente a canção desta edição da Gazte Martxa.
Manex ALTUNA

Fonte: Gara