quarta-feira, 18 de março de 2009

Errepresioa / Repressão


A Ertzaintza tentou impedir a cerimónia evocativa de Mikel Lopetegi, sem o conseguir

No último sábado, a Ertzaintza entrou em acção para impedir a realização de uma cerimónia no monte Urkizu em lembrança de Mikel Lopetegi, preso político falecido há 21 anos.

Dezenas de tolosarras juntaram-se na Praça do Triângulo para fazerem a subida juntos, mas a Ertzaintza, que estava ali à espera, informou-os da proibição. Apesar de tudo, cerca de cem de pessoas conseguiram juntar-se em Urkizu, onde duas patrulhas da Polícia autonómica impediram a concretização da cerimónia. Os tolosarras não desistiram dos seus intentos e o acto acabou por ter lugar na quinta da família Lopetegi.

Fonte: Gara
A Polícia impede a realização do debate sobre a emboscada de Pasaia, na Txantrea

A Polícia espanhola irrompeu ontem à tarde, com grande aparato, no local do bairro iruindarra da Txantrea em que se deveria realizar um debate sobre a emboscada policial que em 1984 tirou a vida a quatro militantes dos Comandos Autónomos Anticapitalistas.
No 25.º aniversário da emboscada, na qual a Guarda Civil matou dois iruindarras [pamploneses] e dois naturais de Azpeitia, a Polícia espanhola referiu que a ordem tinha sido emitida pelo juiz madrileno Ismael Moreno. Procederam ainda à identificação de várias pessoas.

Fonte: Gara

Para dia 26, está programado o debate «Herriak ez du ahaztuko. Bahia de Pasaia 1984» na Deustuko Herriko Taberna (Deusto, Bilbau), organizado pela Sare Antifaxista. Oroimena, duintasuna eta borroka! Memória, dignidade e luta!