quarta-feira, 25 de março de 2009

Os oito militantes independentistas presos no final de Janeiro recuperam a liberdade


Os oito militantes independentistas detidos no final de Janeiro por quererem participar nas eleições vão ser postos em liberdade. Previa-se que Arantza Urkaregi e Iñaki Olalde saíssem ainda ontem, e que hoje o façam Hodei Egaña, Amparo Lasheras, Agurtzane Solaberrieta, Eli Zubiaga, Iker Rodrigo e Imanol Nieto. Deverão pagar uma fiança de 6000 euros.

Urkaregi encontra-se na prisão de A Lama, Olalde em Teruel, Solaberrieta em Brieva, Egaña em Herrera, Zubiaga em Córdova, Rodrigo em Ocaña, Nieto em Foncalent e Lasheras em Valhadolide.
O Movimento pró-Amnistia expressou a sua alegria pela libertação de todos eles mas lembrou que nas prisões espanholas há ainda muitas cidadãs e muitos cidadãos bascos presos por exercerem o seu direito à actividade política. Apelou também à participação nos actos de boas-vindas que serão organizados nas suas terras natais.

Detidos em Janeiro
Os oito militantes independentistas foram detidos pela Polícia espanhola a 23 de Janeiro, por ordem do juiz Baltasar Garzón, que lhes deu ordem de prisão três dias depois, acusando-os formalmente de “integração em organização terrorista”, com base na sua tese do “tudo é ETA”.
Durante a operação, na qual participaram cerca de 300 agentes, a Polícia procedeu à inspecção das casas particulares de vários militantes independentistas conhecidos, levando documentação e computadores.
O juiz argumentou que os oito encarcerados – “e outros imputados investigados aos quais foi praticada a correspondente inspecção domiciliária” – estavam a fazer esforços para “cumprir as ordens da ETA para participar nas eleições do Parlamento do País Basco”, abrindo assim a porta à ilegalização da D3M e do Askatasuna, cujas actividades suspendeu a 17 de Fevereiro.

Fonte: Gara

Garzón processa 44 militantes da esquerda abertzale

Auto integral (2,3 MB)

Lista de processados