quarta-feira, 25 de março de 2009

Korrika 16: o testemunho em prol do euskara começa a correr amanhã à tarde em Tutera

Uma nova edição da Korrika, a corrida organizada pela AEK que reivindica, de dois em dois anos, a normalização do euskara em todo o país, está quase a começar. Tutera será amanhã o ponto de partida da 16.ª edição, que terminará em Gasteiz a 5 de Abril e completará mais de 2000 km com o lema «Ongi etorri euskaraz bizi nahi dugunon herrira» [Bem-vindos à terra dos que querem viver em euskara]. O GARA dará a conhecer aos seus leitores a partir do interior da caravana tudo o que acontecer nesses onze dias.

Embora desde a sua primeira edição, em pleno Inverno de 1980, a Korrika tenha passado pelo Sul de Nafarroa em muitas ocasiões, será a primeira vez que o percurso se inicia na Ribera navarra. Desta forma, ao partir de Tutera, pretende-se prestar homenagem a todas as pessoas que trabalharam na defesa da língua basca numa zona catalogada pelo Governo navarro como “não bascófona”.

Cabe a Alizia Iribarren, enquanto responsável pelo pessoal docente da AEK na Erribera, fazer o primeiro quilómetro do percurso, passando depois o testemunho a dois alunos da ikastola Argia em Fontellas, Iñaki Giménez e Nerea Marmol.
Tutera é também uma das entradas e saídas históricas de Euskal Herria e encaixa na perfeição no lema escolhido para a edição deste ano, que quer dar um acolhimento caloroso a todas as pessoas e instituições que entrem no mundo do euskara.

Mais apoios a cada ano
Uma mensagem que procura abrir a porta a toda a população imigrante que chegou a Euskal Herria nos últimos tempos e que continuará a vir nos próximos anos. Mas que também se dirige a todas aquelas pessoas que se envolveram na recuperação da língua basca, e que é um apelo, simultaneamente, às instituições e administrações para que ajudem a garantir a efectiva utilização desta língua em todo o território de Euskal Herria. Apesar do muito que se avançou no âmbito da normalização do euskara nos últimos anos, ainda há bastante caminho pela frente.

A Korrika é a demonstração bem evidente de que a sociedade basca está disposta a avançar no sentido da normalização do euskara, como ressaltam os seus promotores. De dois em dois anos milhares de pessoas vêm para a rua reivindicar a necessidade de recuperar o euskara e cada nova edição consegue congregar maiores apoios. Será das poucas iniciativas nascidas nos anos 80 que não só não perderam poder de mobilização como o viram aumentar ano após ano.

Este ano também não será excepção. Foram muitos os agentes sociais, sindicais e políticos que deram o seu apoio à iniciativa. Ontem, foi a associação Ahaztuak, que trabalha na recuperação da memória histórica, que manifestou o seu apoio, e hoje será a Udalbiltza a fazer o mesmo.

Manex ALTUNA

Notícia completa: Gara


Voltamos a apresentar o clip da canção desta edição, intitulada «Ongi etorri lagun» [Bem-vindo, amigo]. Letra de Jon Maia; música e interpretação dos Betagarri.