terça-feira, 24 de março de 2009

Elkarrizketa / Entrevista: criminalização da desobediência cívica




Doze jovens de Iruñea [Pamplona] incorrem numa pena de 2 anos e meio de prisão por se terem sentado na via pública e cortado o trânsito na Encosta do Labrit, em 2007, em solidariedade com Xabier Errea e na luta em prol dos gaztetxes [centro juvenis]. Pessoas ligadas à iniciativa Iruñerria Piztera Goaz e habitantes de Iruñea dão a sua opinião sobre o assunto.
Fonte: apurtu.org


Entretanto, neste último fim-de-semana, no âmbito da campanha «nik ere egin nuen / yo también lo hice», em defesa da desobediência cívica e contra o julgamento dos doze membros da iniciativa Iruñerria Piztera Goaz que vai decorrer no dia 26 de Março na Audiência Provincial de Nafarroa, centenas de jovens participaram num «jogo das cadeiras», organizado na Gaztelu Plaza, em Iruñea. Dançavam ao som da elektrotxaranga e, quando a música parava, os que não se conseguiam sentar eram detidos pelos “munipa-clowns”.

Mas, subitamente, a Polícia Municipal agrediu uma jovem que se encontrava no coreto da praça a tirar fotos. As pessoas acorreram em defesa da jovem, e a Polícia Nacional espanhola acabou por intervir e carregar sobre os jovens, até evacuar a praça.

Fonte: euskalherria.indymedia.org