segunda-feira, 23 de março de 2009

Em Durango, diversos actos evocativos no 72.º aniversário do bombardeamento fascista


Está prevista uma dezena de actos evocativos dos diversos bombardeamentos ocorridos em Durango em 1937. O programa intitula-se «Martxoak 31» e na sua organização participaram diversas entidades, como o Município e as associações Gerediaga, Berbaro e Kriskitin. As comemorações têm início no dia 29 de Março e terminam no dia 31.

Os organizadores explicaram um dos objectivos deste programa: “Longos anos de medos, silêncios e censuras procuraram ocultar o crime contra a Humanidade que se perpetrou em Durango. Mas a História deve ser conhecida e recordada com a nobre função de gerar consciência, de forma que nem esta terra nem nenhuma outra tenham de voltar a sofrer acontecimentos tão horríveis”.

No dia 29, as mais de 336 vítimas dos bombardeamentos de Durango serão homenageadas com a colocação de flores, uma por cada pessoa morta. O lema será: «Paz e reconciliação».

No dia 30 será construído um puzzle evocativo dos bombardeamentos de Durango, actividade especialmente dirigida à população escolar, “um grupo populacional ao qual não se tinha direccionado até agora nenhuma actividade específica sobre esta temática”.

Nesse dia haverá uma videoconferência com jovens que participam num intercâmbio municipal com a cidade alemã de Dresden, também bombardeada, com o lema «Construindo o futuro». Haverá ainda a projecção do filme Los niños de Rusia, de Jaime Camino.

No dia 31, terá lugar uma «Homenagem às vítimas da Guerra Civil» no cemitério. Às 20h decorrerá o tradicional acto evocativo em Andra Mari / Santa Maria, com a participação do coro Doinu Zahar, de Durango.