domingo, 27 de setembro de 2009

A cruzada paranóica de Espanha: para o Departamento «basco» do Interior, Lenine também é da ETA


Agora, exibir o retrato de Lenine também constitui um crime?
A cruzada iniciada por Espanha contra a solidariedade está a atingir o absurdo. Se nos últimos dias ficámos a saber pela imprensa que Garzón mandou a Guarda Civil investigar um acto em defesa dos presos em "Arralde", localidade fictícia na qual se passa a série televisiva Goenkale, na sexta-feira os clientes da Herriko Taberna de Deustu (Bilbau) ficaram estupefactos quando um agente encapuzado da secção de repressão política da Ertzaintza tirava fotografias a um retrato de Lenine, pendurado na parede.
Antes disso, uma dezena de agentes encapuzados tinha entrado de forma violenta e repentina com o propósito de levar dali umas fotos que não se encontram no estabelecimento desde que outros encapuzados do mesmo corpo as sequestraram, no dia 7 de Setembro. De acordo com informações recebidas da Alde Zaharra, outros agentes encapuzados também entraram na Errondabide.

A cruzada espanhola contra a solidariedade basca para com os prisioneiros políticos está a atingir proporções ridículas. Ares, chateado depois do revés que o TSJPB lhe infligiu, mandou dezenas de agentes encapuzados a diferentes estabelecimentos.

De acordo com testemunhos de Deustu, uma dezena de agentes encapuzados entrou por volta das nove da noite na Herriko Taberna. Dirigiram-se ao jovem que se encontrava atrás do balcão e, depois de lhe pedirem os documentos, disseram-lhe que estavam ali para levar as fotos. Quando o jovem lhes respondeu "Que fotos?", os encapuzados ficaram mudos e puderam verificar que, de facto, não havia qualquer foto de presos no estabelecimento, porque outros encapuzados da Ertzaintza as tinham levado, sem mandado judicial, no dia 7 de Setembro.

Apesar do erro evidente que tinham cometido, os encapuzados permaneceram no local até aparecerem dois agentes, também encapuzados, da secção de repressão política, que começaram a tirar fotos a um retrato de Lenine. "Enaltecer o comunismo também é crime?", perguntavam, estupefactos, os clientes. Uma vez realizadas as fotos, os agentes encapuzados foram-se embora dali.
Da Alde Zaharra, também chegam informações de que um outro grupo de agentes encapuzados irrompeu ontem à noite na Herriko Taberna, sem mandado judicial, com o propósito de levar as fotos dos presos, isto apesar do acórdão emitido pelos juízes do Tribunal Superior de Justiça do País Basco, que refere claramente que não constituem um crime.
Fonte: branka.biz via kaosenlared.net