
As últimas folhas foram entregues aos membros do Conselho de Eleitos do País Basco, na sua sede, em Baiona. Na ocasião, o Batasuna deu uma conferência de imprensa para dar a conhecer a iniciativa, e pediu ainda uma reunião com uma delegação do Conselho no sentido de debater a proposta de autonomia.
O Batasuna mostrou-se convicto de que o tipo de ordenamento territorial eficaz de que País Basco Norte necessita implica um estatuto de Autonomia. Para tal, é indispensável que os habitantes do País Basco possam ter direito a decidir o seu futuro.
Fonte: ezkerabertzalea.info
------
Ares anuncia que a Ertzaintza estará em Baiona «nos próximo meses»
[Ares, por certo entusiasmado com a perspectiva de um estatuto de Autonomia - ainda para mais avançado pelo Batasuna -, até já manda para lá a Ertzaintza e tudo. As gentes de Lapurdi, Nafarroa Beherea e Zuberoa devem estar a dar saltos de contentamento, tal a felicidade de imaginar num futuro próximo os beltzak às ordens de Ares a marchar de Hegoalde para Iparralde e a pôr tudo na linha em estreita colaboração com a Polícia francesa e espanhola, que os Bascos do Norte amam acima de tudo. O assunto é sério.]
"Nos próximos meses resolveremos o assunto da presença da Polícia basca na esquadra de Baiona, onde já trabalham de forma conjunta a Polícia gaulesa e a espanhola. Nós também ali estaremos", declarou Rodolfo Ares em entrevista ao El Correo.
Afirmou que manteve várias reuniões com o Ministério espanhol do Interior e que estão "a trabalhar para encontrar os mecanismos mais adequados que nos permitam que a Ertzaintza possa realizar o seu trabalho fora de Euskadi, sempre com base na cooperação e na colaboração".
Notícia completa: Gara