segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Ipar Euskal Herria / País Basco Norte necessita de um estatuto de Autonomia

Desde que o Batasuna apresentou, em Ustaritz, a proposta de Autonomia para Ipar Euskal Herria, em 2007, foram postas em prática numerosas iniciativas para divulgar esta proposta institucional. Há um ano atrás, o Batasuna publicou uma folha informativa com o intuito de dar a conhecer a sua proposta de Autonomia, e foram distribuídas 120 000 pelas casas de Ipar Euskal Herria.
As últimas folhas foram entregues aos membros do Conselho de Eleitos do País Basco, na sua sede, em Baiona. Na ocasião, o Batasuna deu uma conferência de imprensa para dar a conhecer a iniciativa, e pediu ainda uma reunião com uma delegação do Conselho no sentido de debater a proposta de autonomia.
O Batasuna mostrou-se convicto de que o tipo de ordenamento territorial eficaz de que País Basco Norte necessita implica um estatuto de Autonomia. Para tal, é indispensável que os habitantes do País Basco possam ter direito a decidir o seu futuro.

Fonte: ezkerabertzalea.info


------
Ares anuncia que a Ertzaintza estará em Baiona «nos próximo meses»

[Ares, por certo entusiasmado com a perspectiva de um estatuto de Autonomia - ainda para mais avançado pelo Batasuna -, até já manda para lá a Ertzaintza e tudo. As gentes de Lapurdi, Nafarroa Beherea e Zuberoa devem estar a dar saltos de contentamento, tal a felicidade de imaginar num futuro próximo os beltzak às ordens de Ares a marchar de Hegoalde para Iparralde e a pôr tudo na linha em estreita colaboração com a Polícia francesa e espanhola, que os Bascos do Norte amam acima de tudo. O assunto é sério.]

"Nos próximos meses resolveremos o assunto da presença da Polícia basca na esquadra de Baiona, onde já trabalham de forma conjunta a Polícia gaulesa e a espanhola. Nós também ali estaremos", declarou Rodolfo Ares em entrevista ao El Correo.
Afirmou que manteve várias reuniões com o Ministério espanhol do Interior e que estão "a trabalhar para encontrar os mecanismos mais adequados que nos permitam que a Ertzaintza possa realizar o seu trabalho fora de Euskadi, sempre com base na cooperação e na colaboração".
Notícia completa: Gara

Fotos: das festas de Baiona, neste Verão. Na de cima pode ler-se «Igande on bat = Poliziarik gabeko igandea!» [Um bom Domingo = Domingo sem Polícia!]. Na de baixo: «Baionan besta bai, borroka ere bai!» [Em Baiona, festa sim, luta também!] Aupa zuek!