domingo, 20 de setembro de 2009

Presos, solidariedade, repressão e resistência


Asier Borrero não teve visitas desde que foi detido
Ficou-se a saber que ainda não foi concedida autorização a familiares e amigos para o visitarem. Entretanto, foi também feito um apelo no sentido de que as pessoas lhe escrevam para lhe manifestarem a sua solidariedade. Foi detido no dia 9 de Julho em Pau.

Endereço
Asier Borrero Toribio // 32256 // Maison d’arrêt des Hauts de Seine // 133, Av. de La Commune de Paris // 92.014 Nanterre Cédex

Euskal presoak Euskal Herrira, dagozkien eskubideen jabe!
Os presos bascos para o País Basco, com todos os direitos que lhes assistem!
Fonte: askatu.org

Em Antsoain, 300 pessoas num brinde pró-presos
No início das festas de Antsoain (Nafarroa), houve espaço para a solidariedade com os presos políticos bascos. Exemplo disso foi o brinde em que 300 pessoas participaram, na quinta-feira.
Fonte: askatu.org

A Ertzaintza irrompe na Illunki elkartea e leva uma fotografia de Argala
De acordo com as informações chegadas ao Gara, a Ertzaintza irrompeu na sexta-feira à tarde na sociedade Illunki, no bairro donostiarra de Amara Berri, e levou uma fotografia de José Miguel Beñarán Ordeñana, Argala, além de processar o empregado do estabelecimento.
Convém sublinhar que Argala nunca foi condenado pela sua militância na ETA e que foi morto pela «guerra suja» em 1978. Os polícias, que levavam consigo uma ordem da Audiência Nacional espanhola, revistaram o espaço em busca de mais fotos e autocolantes, além de processarem um empregado. Por outro lado, o Tribunal de Bilbau decidiu também na sexta-feira anular as ajudas aos familiares de presos do Município de Elorrio. O recurso foi interposto no dia 27 de Junho de 2007 pela Ministério Público espanhol.
Mobilizações
Ainda na sexta-feira e em defesa dos direitos dos presos políticos bascos, mobilizaram-se 85 pessoas em Lekeitio, 100 em frente à Sabin Etxea, em Bilbau, 36 em Lizarra, 22 em Mundaka, 170 em Ondarroa, 15 em Legorreta, 61 em Lazkao, 35 em Getaria, Arbizu e Elizondo, 220 em Orereta, 50 em Berriozar, 41 em Lizartza, 130 em Zarautz, 235 em Iruñea, 59 em Etxarri-Aranatz, 25 em Agurain, 433 em Gasteiz, 115 em Donostia, 15 em Bera, 69 em Bergara, 30 em Amurrio, 80 em Zornotza, 40 em Algorta e Elgoibar, 33 em Andoain, 32 em Lezo e 50 em Oñati.
Fonte: Gara
Em Iruñea, a Polícia espanhola deteve seis pessoas no Gazte Eguna da Alde Zaharra
Ontem de manhã, pelas 11h, a Polícia espanhola prendeu seis pessoas na Alde Zaharra de Iruñea [Pamplona]. De acordo com o Movimento pró-Amnistia, participaram na operação elementos da Polícia espanhola e da municipal, mas foram os primeiros que procederam às detenções. Isto aconteceu no dia do Alde Zaharreko Gazte Eguna [Dia do Jovem da Alde Zaharra] e ocorreu no frontão Jito Alai, local escolhido para diversas actividades.
Segundo consta, estes jovens são responsabilizados pela colocação de uma faixa com fotos de presos, não tendo havido qualquer tipo de incidentes ou confrontos que justificassem as detenções.
Um familiar de um dos jovens detidos dirigiu-se à esquadra para onde foram levados, tentando obter alguma informação sobre a sua situação e as razões subjacentes às detenções, mas não lhe deram qualquer resposta.
Fontes: apurtu.org e Berria