domingo, 13 de setembro de 2009

Piztera: a procissão não autorizada põe em cheque as forças policiais

A procissão convocada pela plataforma Iruñerria Piztera Goaz para Iruñea [Pamplona], e que tinha sido proibida pela Delegação do Governo, acabou por se realizar num ambiente de festa e sem incidentes, até que a Polícia Nacional espanhola decidiu prender várias pessoas.

O teatro de rua começou na Plaza San José e percorreu várias ruas da Alde Zaharra. Pela segunda vez, houve aparição da "Nuestra Señora de la Okupación de los Santos Lugares" ao lado da Catedral, o que gerou um enorme alvoroço e grande curiosidade entre os turistas.A procissão seguia vigiada por polícias municipais, e muitos outros efectivos deste corpo estavam agrupados na Udaletxe plaza.

Faixas enormes na Gaztelu plaza
Mas este não era o objectivo da acção, pelo que o destacamento policial se tornou inútil.
Percebia-se um alto grau de frustração entre os inúmeros agentes policiais, que, apesar das proibições e das habituais ameaças que implica vir para a rua sem autorização, não tinham conseguido fazer desistir os manifestantes das seus propósitos. E esta frustração foi total quando duas enormes faixas desceram a partir de vários edifícios da Plaza del Castillo para denunciar o julgamento que doze pessoas vão enfrentar na semana que vem. Para todas elas, o magistrado pede um total de 30 anos de prisão por se terem sentado na via pública num acto de desobediência cívica.

Detidos e levados para a esquadra
Ontem, a Polícia optou por não intervir numa Gaztelu plaza cheia de gente, e esperou que as pessoas que por precaução se tinham prendido ao coreto se soltassem elas mesmas para ir rapidamente detê-las. Isto provocou protestos entre os presentes, mas não houve incidentes e os detidos foram levados para a esquadra acusados de desordem pública. Esperava-se que hoje fossem presentes a um juiz. Entretanto, a "Nuestra Señora de la Okupación de los Santos Lugares" anuncia novas aparições.
Ver novas convocatórias em: www.3gazte.net

Oração à Santa Okupación
“Santa Okupación, mãe dos gaztetxes, ilumina o caminho da desobediência e livra-nos do inferno penitenciário até que alcancemos o desejado paraíso livre, democrático e autogerido, mas não nos deixes cair na tentação da alienação consumista e demais pecados imobiliários.”

Fonte: apurtu.org

«Em liberdade os quatro detidos na marcha de apoio aos gaztetxes em Iruñea», em Gara (13/09)