terça-feira, 29 de setembro de 2009

Da solidariedade e da resistência

A Ertzaintza entrou nas txosnas de Oñati para levar as fotos dos presos políticos
Os agentes da Ertzaintza apareceram no recinto de txosnas pelas 11h da manhã, começando de imediato a encerrar as barracas das festas e a trazer cá para fora as fotos que retiravam dos locais. Nas festas de Oñati (Gipuzkoa), as ruas encontram-se repletas de fotos de presos.
Fonte: askatu.org

Ekaitz Samaniego foi detido e colocado em regime de incomunicação pela Ertzaintza
O jovem foi preso anteontem à noite em Gasteiz, acusado de participar numa acção de violência urbana com um artefacto incendiário. Depois da detenção, foi imediatamente colocado sob regime de incomunicação, em poder da Polícia da CAB, e amanhã será presente a um juiz da Audiência Nacional espanhola.
O Movimento pró-Amnistia já alertou para os riscos da incomunicação. Estava marcada para ontem ao final da tarde uma assembleia e hoje, às 20h, haverá uma manifestação.
Fonte: askatu.org
Em Zestoa, homenagearam Xabin Etxaide, assassinado pelos GAL há 24 anos
Por ocasião do Gudari Eguna, nesta localidade guipuscoana cerca de 40 pessoas participaram numa «mendi martxa» [caminhada de montanha] em memória de Xabin. Ao meio-dia, juntaram-se umas 80 pessoas para lhe prestar uma homenagem sentida e depositar flores junto ao monumento que existe em sua honra. Houve ainda uma kalejira, um aurresku e bertsos.
Fonte: askatu.org

A Alde Zaharra de Bilbau também homenageou os gudaris do bairro
Anteontem de manhã e como todos os anos, as gentes da Alde Zaharra de Bilbau prestaram uma homenagem simples, nos campos de Pagasarri, aos gudaris do bairro, em que se incluem Xabi e Jose Etxebarrieta, Marisol Mujika, Maite Perez, Iñaki Fernandez de Nograro e Arkaitz Otazuari. Cerca de 50 pessoas deslocaram-se da Alde Zaharra até Pagasarri.
Fonte: askatu.org
Em Berango também recordaram os gudaris neste fim-de-semana
35 pessoas participaram numa homenagem simples aos combatentes de Berango (Bizkaia), que incluiu bertsos, um aurresku, várias canções acompanhadas à viola e, no final, o «Eusko Gudariak». Gora Eusko Gudariak!
Fonte: askatu.org

Polícias de todas as cores atacam a propaganda política nas festas de Murgia
Tanto a Guarda Civil como a Ertzaintza se têm feito notar bastante nas festas de Murgia (cuadrilla de Zuia; Araba), sobretudo a retirar fotos de presos políticos, a levar faixas em homenagem aos gudaris ou que expressam o desejo de autodeterminação. E não houve concerto, desfile, manifestação ou concentração festiva que não tivesse a companhia dos "indesejados", entre quinta e sábado, de acordo com o MPA de Zuia.
Fonte: askatu.org

Aintzane Orkolaga chegou a Barajas no sábado
Chegou às 14h30 e, depois de a Polícia ter estado a verificar diversos dados durante 30 minutos, ficou em liberdade, tomando o caminho de Gros (Donostia).
Foi expulsa do Estado francês depois de ter empreendido uma greve de fome precisamente contra essa expulsão e em defesa do direito a viver livre em Euskal Herria. À chegada a Gros, houve uma primeira cerimónia de boas-vindas.
Fonte: askatu.org