sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Mais um ataque fascista e alguns pedidos de esclarecimento


Foram feitas várias inscrições ameaçadoras num retransmissor da ETB em Ioar (Nafarroa). Vários montanhistas viram um grupo de dez fascistas com "indumentária falangista" a fazer essas inscrições, nas quais se anunciava a "destruição próxima" das instalações da EITB.
Ioar * E.H.
Os ataques da Falange y Tradición sucederam-se nos últimos meses em Nafarroa, e no retransmissor de Ioar surgiram inscrições de carácter ameaçador contra a ETB que apontam novamente para a organização fascista: "ETB contamina a Navarra, se anuncia próxima voladura".
De acordo com testemunhas presenciais, que os viram subir até ao retransmissor, isto ocorreu no dia 13 de Setembro.
Além das mensagens em que faziam referência à ETB, deixaram ainda outras duas inscrições - "España" e "Viva Cristo Rey" - que são habitualmente usadas pela Falange y Tradición.
Fonte: SareAntifaxista

NaBai exige que Sanz actue contra a Falange y Tradición
A reivindicação de 25 ataques fascistas pela Falange y Tradición e o silêncio institucional perante o facto foi criticado por diversos agentes, como o Movimento pró-Amnistia ou a plataforma Lau Haizetara Gogoan. No espectro das formações partidárias foi a deputada do Nafarroa Bai Maria Luisa Mangado quem se referiu a estes ataques, qualificando-os como «apologia da violência». Assim, exigiu ao Governo navarro e à Delegação do Governo espanhol no herrialde que «tome medidas no sentido de deter os autores» destas acções fascistas.
Fonte: Gara
Entretanto, e de acordo com o diário Gara, também a IUN, em Nafarroa, e o Eusko Alkartasuna, na CAB, pediram esclarecimentos e exigiram a adopção de medidas.