terça-feira, 29 de setembro de 2009

O Batasuna fez questão de «assinalar» o 1.º aniversário da operação policial contra a organização


Na sexta-feira de manhã, o Batasuna deu uma conferência de imprensa em frente à sub-prefeitura de Baiona para denunciar a operação policial de que foi vítima há um ano atrás.

No dia 24 de Setembro de 2008, as forças da ordem irrompiam pelas casas adentro de militantes desta organização, interpelando 14 pessoas e procedendo a dezenas de inspecções, incluindo a da sede do partido.

Xabi Larralde, porta-voz do movimento, recordou que, dois meses antes desta operação, tinham vindo a público dois relatórios que incriminavam o Estado francês, um da Human Rights Watch, que apontava a política antiterrorista do Estado francês como atentatória das liberdades, e o outro do Comité dos Direitos do Homem da ONU, que acusava o Hexágono de não respeitar os direitos das suas minorias nacionais.

Para o Batasuna, «o Estado francês colabora numa estratégia repressiva global em que se incluem também as operações contra os jovens abertzales e o desaparecimento de Jon Anza». A organização lembra que várias pessoas continuam com as contas congeladas um ano depois e «sem qualquer notícia por parte da justiça».
«Nada disto nos fará calar e vamos continuar a nossa luta pelo reconhecimento dos nossos direitos», concluiu.

Julen GAZTELU