quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Euskal presoak


Ongi etorri a Aitor Jugo em Galdakao
Depois de o Supremo espanhol ter absolvido o Aitor no caso das Gestoras e Askatasuna, na localidade biscainha de onde é natural prepararam-lhe uma recepção carinhosa, que decorreu no sábado passado.
Fonte: askatu.org

Um dia de jejum no campus de Gasteiz em solidariedade com Josetxo Otegi
O preso político basco Josetxo Otegi encontra-se em greve de fome desde o dia 8 de Outubro como forma de alertar para o risco tortura que corre no caso de ser entregue às autoridades espanholas quando acabar de cumprir a pena a que foi condenado no Estado francês (no dia 21).
Como forma de se solidarizarem com o preso donostiarra e protestarem contra a sua expulsão do Estado francês, o movimento estudantil do campus de Gasteiz, onde Otegi cursa os seus estudos, organizou um jejum de 24 horas.
Os estudantes afirmaram, em alusão aos treze dias de greve de fome, que «mais uma vez um preso político basco se viu obrigado a adoptar medidas duras como única forma para reivindicar os seus direitos», e criticaram o Estado francês, tanto por entregar presos bascos às FSE, quando só no ano que passado 62 cidadãos bascos denunciaram ter sido torturados pela Guarda Civil e pela Polícia espanhola, como pelo facto de o Estado francês proibir o acesso dos presos bascos aos estudos.
Fonte: Gara
Adenda: Josetxo Otegi acabou por ser mesmo expulso pelo Estado francês, tendo sido hoje entregue às autoridades espanholas. Ao chegar ao aeroporto de Barajas, o cidadão basco, natural de Donostia, pôde seguir em liberdade.

Mobilizações e ongi etorri
Como é habitual, na terça-feira à tarde houve várias concentrações pelos presos em localidades como Iurreta, onde se juntaram 48 pessoas, em Zaldibar foram 18, 85 em Santurtzi, 15 em Bermeo, 25 em Ataun, 45 em Ondarroa, 18 em Zaldibia, 8 em Euba, 8 em Abadiño, 20 no bairro bilbaíno de Otxarkoaga e 24 no de Zorrotza.

Por outro lado, no sábado à noite umas 300 pessoas juntaram-se para dar as boas-vindas a Joseba Elgorriaga, em Algorta (Bizkaia). E foi uma grande festa, com cantoria, brinde e o jovem getxoztarra a tirar a sua foto da parede, na taberna herrikoia. Joseba, que saiu em liberdade nesse mesmo dia, tinha sido detido numa operação policial contra os jovens de Uribe Kosta ordenada pelo juiz Baltasar Garzón e passado dois anos em prisão preventiva. Na semana passada também saiu em liberdade um outro jovem de Algorta detido na mesma operação, Aner Mimenza, depois de pagar uma fiança.
Fonte: Gara e askatu.org

Josebaren hitzak hemen [umas palavras de Joseba na ocasião]

Homenagem a quatro presos do vale de Aiara que estão na prisão há vinte anos
Habitantes do vale de Aiara (Araba) levaram a cabo uma iniciativa no domingo passado, em Amurrio, composta por diversos actos festivos e reivindicativos e destinada a recordar e a homenagear Julen Fernández e Manu González, de Laudio, e os amurriotarras José Angel Biguri e Santos Berganza, que estão na prisão há 20 anos.
O dia começou com desportos rurais, jogos infantis e danças bascas. A isto seguiu-se uma concentração em que participou quase uma centena de pessoas, a atribuição, por vontade popular, da designação Elkartasun plaza [Praça da Solidariedade] a uma praça da localidade e um almoço.
Para concluir a jornada, teve lugar um evento cultural em que participaram vários músicos da comarca, bem como bertsolaris e actores com a ajuda de uma montagem audiovisual. Nas últimas duas semanas, ainda em homenagem aos quatro prisioneiros políticos, houve também debates e uma marcha de montanha.
Fonte: Gara