quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Jone Goirizelaia na Info7 Irratia: «Com estas detenções, queriam evitar o debate político proposto pela esquerda abertzale»

A advogada de Arnaldo Otegi analisa a operação dirigida pelo juiz Baltasar e o documento posto em debate no seio da esquerda abertzale. Afirmou que mais uma vez foi tomada uma decisão política, revestida de forma judicial, e que foram detidas pessoas pelo seu trabalho político. Para além disso, na sua condição de sócia representante do Athletic mostrou-se bastante crítica com a actuação da direcção do clube vermelho e branco no que respeita à questão do “San Mames Barria” [novo estádio projectado], acusando a equipa directiva de Garcia Macua de agir de costas voltadas para os sócios.

Entrevista a Jone Goirizelaia na Infozazpi Irratia


[Imperdível!]
Goirizelaia fala sobre a situação dos detidos. O Ministério Público não ouviu as suas alegações e mandou-os para a prisão. Arnaldo Otegi está em isolamento. O Estado espanhol não quer que a estratégia de paz da esquerda abertzale avance.

Eles sabem que o Estado os detém por defenderem a via política e disseram que se deve seguir em frente, não importa quem vá parar à prisão.

Em Madrid, estão muito nervosos.

O auto de Garzón, «esmiuçado»...

O horizonte imediato dos encarcerados, do ponto de vista da defesa.

A via de Estrasburgo, ainda em aberto, bem como a de outras instituições internacionais, para demonstrar o carácter excepcional e arbitrário da legalidade espanhola.

Quanto ao estádio dos leões de Bilbau, os dinheiros públicos devem ser usados para fins públicos.