sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Presos políticos bascos, solidariedade, repressão

Os dois imputados por «enaltecimento» nas faixas de San Fermin foram a tribunal
Dois sócios das peñas San Fermin e Armonía Txantreana prestaram declarações na quarta-feira, por videoconferência, à Audiência Nacional espanhola, na qualidade de imputados por possível «enaltecimento do terrorismo» nas faixas de San Fermin de ambas as agremiações.
Na primeira delas aparecia o texto «Ongi etorri Kurika», em alusão ao preso do bairro Miguel Angel Gil Cervera. Na outra faixa aparecia o texto «Iñaki etxera», junto a uma caricatura de Iñaki Marin Mercero, preso do bairro de Arrosadia. O governo municipal da UPN, liderado por Yolanda Barcina, que apresentou a queixa, decidiu, com o apoio dos «socialistas» navarros, suspender o pagamento do subsídio municipal a ambas as peñas (7333 euros a cada), até que fosse conhecida uma decisão judicial.
Por causa da notificação destes sócios, as duas peñas afectadas tinham convocado para ontem uma concentração em frente ao Palácio da Justiça, em Iruñea, que foi proibida na noite anterior pela Delegação do Governo espanhol, com o argumento de que um acto judicial «não é um acontecimento extraordinário». [Claro que não! Pois se isto é a normalidade da justiça espanhola aplicada aos bascos!]
A plataforma Gora Iruñea referiu que a proibição «constitui mais um ataque ao direito à liberdade de expressão». Os vereadores da esquerda abertzale em Iruñea constataram «o afã da UPN em reprimir qualquer acto de dissidência no plano político, social e cultural»; o grupo do NaBai também criticou esta proibição.


A Federação de Peñas de Iruñea veio solicitar, em conferência de imprensa, o "arquivamento imediato do processo, que responde mais a critérios de natureza política do que jurídica".
Notícia completa: Gara / Vídeo: apurtu.org

Comparecem na Audiência Nacional três membros da Txori Barrote
Três representantes da konpartsa Txori Barrote compareceram na quinta-feira na Audiência Nacional espanhola na qualidade de imputados por "enaltecimento do terrorismo", por terem exibido fotografias de presos numa txosna das festas de Bilbau. Recusaram-se a responder às questões colocadas pelo juiz Fernando Grande-Marlaska, que não lhes impôs nenhuma medida cautelar.
Já no dia 16 de Setembro um outro membro da Txori Barrote teve de comparecer no tribunal de excepção, nessa altura perante Ismael Moreno. A acusação mantém-se.
Fonte: Gara
Mais informação: kaosenlared.net
Iniciativa solidária com os presos em Baiona
No dia 1 de Novembro, toca a comer pintxos e mais pintxos em Baiona, pois o dinheiro será canalizado para a renovação das assinaturas dos jornais pelos presos políticos bascos. A ideia é «Preso bat, egunkari bat!» / Um Preso, um jornal!
Fonte: baionaaskatu

Patxo Zabala saiu em liberdade
O preso político basco Patxo Zabala, natural de Sarturtzi (Bizkaia) foi posto em liberdade na quinta-feira de manhã. Encontrava-se na prisão de Villena (Alicante) e, ao longo dos anos que esteve preso (mais de cinco), conheceu bem a criminosa política de dispersão imposta pelos governos espanhóis aos reclusos bascos, tendo passado também pelos resorts de Carabanchel, Valdemoro, Sevilha e Jerez.
Em Santurtzi, 150 pessoas esperavam-no ontem à noite para lhe dar as boas-vindas e Zabala conseguiu retirar a sua fotografia da herriko taberna da localidade mesmo à justa, pois a Ertzaintza entrou no estabelecimento logo a seguir e, depois de identificar seis pessoas, levou dali as fotos dos presos políticos da localidade. Ainda na quinta-feira, a Ertzaintza também retirou as fotos dos presos no bar Montecasino, em Eibar (Gipuzkoa), onde identificou sete pessoas.
Fonte: askatu.org e Gara

O bilbotarra Haritz Totorika saiu em liberdade
Haritz Totorrika, preso político da Alde Zaharra de Bilbau, saiu ontem em liberdade. Encontrava-se actualmente na prisão de Ocaña, mas durante os cinco anos de cativeiro conheceu bem a política de dispersão do fascismo espanhol, tendo passado pelas prisões de Soto del Real, Aranjuez, Basauri e Villabona.
Totorika foi detido pela Guarda Civil em 2004 juntamente com outros nove jovens bilbaínos, que, depois de passarem algum tempo em regime de incomunicação nas mãos da «Benemérita», denunciaram em tribunal maus tratos e tortura - mas isto, num tribunal espanhol, é igual ao litro; uma prisioneira até pode dizer que lhe enfiaram uma pistola na vagina, em pleno TOP, e já tem muita sorte se não a mandarem calar.
Haritz saiu ontem em liberdade e ontem mesmo lhe deram as primeiras boas-vindas. Aupa!
Fonte: askatu.org e Branka

Elizaran e San Vicente encontram-se nas instalações da SDAT, em Paris
Os alegados militantes da ETA detidos na segunda-feira de manhã no município bretão de Carnac, Aitor Elizaran e Oihana San Vicente, foram levados na quarta-feira à tarde para as instalações da polícia antiterrorista (SDAT), nos arredores de Paris.
No sábado, haverá uma manifestação no bairro de Intxaurrondo (Donostia) para exigir a sua libertação.
Fontes: Gara e askatu.org