quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Mulheres em Iruñea: primeiro espancadas e depois multadas e julgadas


No dia 8 de Março de 2008, as mulheres - e também alguns homens - que vieram para as ruas de Iruñea celebrar o Dia Internacional da Mulher Trabalhadora viram a sua concentração dissolvida de forma violenta pela Polícia espanhola, sendo que muitas foram brutalmente agredidas. A celebração, que tanto protagonismo assume por todo o mundo e que se realizou em diversos pontos do Estado espanhol, em Iruñea tinha sido proibida pela Delegação do Governo espanhol, alegando para tal que se estava em jornada de reflexão.
Como era de seu direito, as mulheres não desistiram e mais de 40 colectivos mantiveram a convocatória, recusando-se a aceitar a proibição «patriarcal». Depois, seguiu-se a violência que o vídeo deixa ver parcialmente.
Como se tudo isto não bastasse, 15 das mulheres foram multadas, entre os 300 e os 600 euros, o que perfaz um total de 4800 euros. A Asamblea de Multadas e a Comisión 8 de Marzo fizeram saber que apresentaram um recurso e que agora enfrentam... 15 julgamentos, que irão decorrer entre o final deste ano e Junho do ano que vem. As mulheres afirmam: «Foram agressões absolutamente injustificadas contra uma concentração que até já tinha terminado», e garantem que estão a fazer frente «ao sistema patriarcal, desta vez no seu formato judicial», um sistema que «nos reprime, ao não ouvir a mensagem feminista e ao impedir as nossas reivindicações».
Fontes: nabarreria.com e Gara


Imagens da violenta carga policial sobre a manifestação de 8 de Março de 2008, Dia Internacional da Mulher Trabalhadora, em Iruñea [Pamplona]. Agora, ainda são multadas e julgadas!