sexta-feira, 30 de outubro de 2009

O carnaval da justiça espanhola não tem fim: Garikoitz Mujika e Eneko Aizpuru foram encarcerados


Terminou hoje na Audiência nacional espanhola o julgamento dos jovens independentistas Araitz Zubimendi, Asier Tapia, Zigor Ruiz, Eneko Aizpuru e Garikoitz Mujika, tendo estes dois últimos sido encarcerados de imediato pelo facto de o tribunal de excepção considerar que existe "risco de fuga" enquanto esperam pela sentença.
Garikoitz Mujika é funcionário da Infozazpi Irratia, onde trabalha como coordenador.
O magistrado da acusação pediu sete anos de cadeia para cada um dos cinco jovens acusados de pertencerem à Segi, tal como a AVT.
Fonte: Gara

Entretanto, têm-se sucedido as manifestações de apoio a estes jovens em Euskal Herria, nomeadamente nas escolas e em localidades como Donostia e Lazkao (Gipuzkoa). Nesta última localidade, hoje voltará a haver nova concentração solidária.

Por outro lado, também se têm sucedido as mostras de apoio e solidariedade ao advogado Joseba Agudo, ontem detido em Hendaia, o que se fica a dever, em parte, ao facto de ter trabalhado bastante na defesa de exilados bascos e de, assim, ter travado conhecimento com centenas de agentes políticos e sociais.
Chegaram mensagens de apoio ao detido e de repúdio pela actuação do Estado espanhol de vários cantos do mundo. Do México e da Argentina foram enviados dois comunicados particularmente contundentes.
A associação de advogados bascos Eskubideak, para além de denunciar a detenção do seu colega, fez saber que enviará uma delegação ao Tribunal de Pau, na próxima terça-feira, dia em que tem lugar a audiência sobre o mandado europeu emitido pa AN espanhola.