segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Álvarez recusa-se a depor na AN, no caso «Barcina merengada»

Mikel Álvarez Forcada, imputado por um «delito contra a autoridade» em virtude das três tartes merengadas que foram lançadas contra a presidente do Governo navarro, Yolanda Barcina, no passado dia 27 de Outubro em Tolouse, recusou-se a depor perante o juiz da Audiência Nacional espanhola Santiago Pedraz.
Segundo informaram fontes do tribunal de excepção, o magistrado não lhe impôs qualquer medida cautelar, ao contrário do que aconteceu aos restantes imputados, a quem foi retirado o passaporte e foi decretada a proibição de abandonar o Estado espanhol.
A esquerda abertzale de Donostia considerou o julgamento deste donostiarra como um «novo abuso». Em seu entender, esta decisão enquadra-se «na óptica repressiva de Madrid».

Carimbos contra o TGV
Por outro lado, o movimento de desobediência contra o TGV Mugitu! fez um apelo a várias pessoas conhecidas pelo seu trabalho em diversas áreas para que participassem, este sábado, num acto informativo de apoio à campanha «Carimba a tua oposição ao TGV», que consistia em estampar um carimbo contra a construção do TGV nas várias notas de euros. Ao meio-dia, houve mesas em Iruñea (Praça do Castelo), em Donostia (na Bretxa, junto à Praça Sarriegi) e em Bilbo (Praça do Arriaga, na foto). / Ver: Gara e Gara