quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Em Iruñea, voltam a retirar a placa em memória de José Luis Cano

A placa em memória de José Luis Cano - morto na Rua Caldereria, em Iruñea, depois de a Polícia o ter atingido com um disparo na cabeça, em 1977 - voltou a ser retirada desta rua da Alde Zaharra, segundo informou a Ahaztuak 1936-1977, através de uma nota.
Este organismo recordou que a placa em memória de Cano foi retirada inúmeras vezes por polícias municipais, mas que na sexta-feira passada foram agentes da Polícia espanhola a retirá-la, em pleno dia. «Imaginamos que terá alguma coisa a ver com a nova delegada do Governo, Carmen Alba», a quem pediram explicações. Deixaram expressa ainda a sua vontade de voltar a colocar a placa no local.
No mesmo dia em que tentavam, mais uma vez, apagar a memória de Cano, familiares e moradores do bairro de Ángel Berrueta, morto também por um polícia, em 2004, pediram à Câmara Municipal de Iruñea que autorize a colocação de uma placa na Rua Martin Azpilikueta. / Fonte: Gara

Leitura:
«Jose Luis Cano, victima de segunda», de Ahaztuak 1936-1977 (boltxe.info)
No sabemos de quien habrá partido la orden pero suponemos que algo tendrá que ver la nueva delegada del Gobierno, Carmen Alba… ¡bien empezamos!. Aunque si lo que pretende es superar a sus predecesores y aunque lo tiene difícil, no va por mal camino.

Ver também:
«A Amaiur pede ao Governo espanhol que assuma as suas responsabilidades nas mortes do 3 de Março» (SareAntifaxista)
A Amaiur apresentou uma proposta no Congresso espanhol em que insta a Câmara a repudiar os assassínios de cinco trabalhadores, às mãos da Polícia, durante as cargas policiais que se verificaram no dia 3 de Março de 1976 em Gasteiz, e pediu também ao Governo espanhol que assuma as suas responsabilidades «naqueles trágicos acontecimentos».

«O Parlamento navarro vai elaborar um relatório sobre crimes do franquismo» (SareAntifaxista)
Embora UPN e PP se oponham à proposta de criação de um relatório sobre vítimas do franquismo, posição que têm mantido historicamente quando confrontados com este tipo de demandas, a união dos restantes grupos (PSN, NaBai, Bildu e I-E) irá permitir que a proposta seja aprovada.