terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Kalera Rock: jornada solidária, dia 25, em Durango

Aqui, o tema «Viure», da banda valenciana Obrint Pas, uma das que vão estar presentes nesta jornada solidária, que contará também com os Betagarri, Des-kontrol, Habeas Corpus, Vomito, Bizardunak, Ze esatek! e Trikizio. Para além dos concertos, que começam às 17h30, haverá animações variadas para miúdos e graúdos a partir do meio-dia. Às 13h00, terá lugar um acto do movimento Herrira. Em Durango, Bizkaia, EH.
euskal preso eta iheslariak Herrira! Mais info: kalerarock.org

O Herrira considera que a decisão do PP implicará a «continuidade da violação» dos direitos dos presos
Num comunicado, o Herrira avaliou a resposta dada pelo Governo espanhol ao pedido apresentado pelos presos políticos com visto à desactivação das medidas de excepção que lhes são aplicadas.
O ministro espanhol do Interior, Jorge Fernández, confirmou anteontem que respondeu à iniciativa do EPPK e que o fez também em bloco. Tachou como «fraude à lei» a exigência do cumprimento de medidas legais como a libertação dos presos que estão doentes ou cumprir a pena em prisões bascas.
Para o movimento que defende a libertação dos presos políticos, a posição do PP «vai em sentido contrário ao desejo e à opinião maioritária da sociedade basca», que exige respeito pelos direitos dos presos.
Consideram ainda que a resposta tornada pública no domingo evidencia o facto de a actual política prisional «continuar assente na vingança e na chantagem», o que vem dificultar os «avanços em clave de solução». / Notícia completa: Gara

«A esquerda abertzale pede a Rajoy que não se "agarre à desculpa" da legalidade» (Gara)

«Sufrimiento como instrumento político» (editorial do Gara)
Y deja más claro, si cabe, el carácter de rehenes políticos de los presos y presas vascos.

Na quinta-feira, corrente humana em Iturrama 
Em Iruñea, contra o encarceramento de Diego Octavio. (ateakireki.com)

Graffiti pró-amnistia nas paredes de Bilbo
Diversas pessoas pintaram palavras pela liberdade dos presos e pela amnistia nas ruas da Alde Zaharra bilbaína, no sábado passado.
«Amnistia», «presoak etxera», «amnistia eta askatasuna», «PreS.O.S». e outros slogans do género apareceram nas ruas Erronda, Somera, Santa Maria e Pelota. Cerca de 200 pintadas no total. Como era Carnaval, muita gente andou o dia todo pelas Zazpikale.
A Câmara Municipal desaprovou tais procederes e fez ainda saber que iria ser necessário pôr a funcionar um serviço especial de limpeza, com o custo de 7700 euros. [Pois é deixar as paredes viver! Amnistia eta Askatasuna!] / Fonte: Bilbo Branka / [Fotos]

Semana Internacional de Solidariedade com Euskal Herria em Berlim
No âmbito da semana solidária, há actividades programadas - e algumas já decorreram (ver askapena.org) - para diversas cidades europeias e americanas, entre as quais Berlim (na imagem). (Berria / 2012-02-20)

Leitura:
«Entrevista de Boltxe a EHL-Brest» (boltxe.info)
Dentro del ciclo de entrevitas de Boltxe a los diferentes EHL, Euskal Herriaren Lagunak, en esta ocasión nos dirigimos al de Brest, y a estos amigos y amigas dirigimos nuestras preguntas; sin más con ellos y ellas os dejamos