quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Continuam os protestos contra a detenção de Nahia e Audrey Lacroix

As duas militantes da Segi detidas anteontem em Senpere (Lapurdi), com base numa ordem da Procuradoria Antiterrorista de Paris, continuam retidas na esquadra de Pau, para onde foram levadas depois das buscas efectuadas na casa da sua família.
Ontem à tarde, cerca de 200 pessoas protestaram contra as detenções efectuadas no dia anterior pela Polícia francesa em Senpere. Sobre a situação das duas irmãs presas, Nahia e Audrey Lacroix, ainda nada se soube desde que foram para a esquadra de Pau. [ADENDA: Audrey foi libertada ontem à noite; Nahia continua detida.]
Hoje, haverá uma nova concentração de protesto, às 19h00, e para sábado está marcada uma conferência de imprensa. / Notícia completa: Gara / Ver também: kazeta.info

Paris aprova dois pedidos de extradição contra Patxi Segurola
Patxi Segurola devia estar livre desde Novembro de 2010, depois de cumprir 15 anos de prisão, mas Madrid pediu a sua extradição para o Estado espanhol. Assim, apesar de ter saído da prisão há um ano, encontrava-se confinado pelo Estado francês à localidade de Autun (Borgonha).
Ontem à tarde, um tribunal de Paris aprovou os dois pedidos de extradição que o Estado espanhol emitiu contra o ex-preso natural de Aginaga (Nafarroa).
Segurola vai recorrer da decisão e o tribunal de Paris deverá decidir nas próximas horas se o ex-preso tem de regressar a Autun ou se será encarcerado. Para apoiar o aginagarra, familiares e amigos viajaram até Paris.
Entretanto, soube-se que o Estado francês vai deixar o preso Iker Iparragirre (Azpeitia, Gipuzkoa) à disposição das autoridades espanholas, depois de ter cumprido a pena a que foi condenado no território sob administração gaulesa. Agora, deverá ser presente a um juiz da Audiência Nacional. Foi detido em 2007, por ligação à ETA. / Fonte: Gara e Berria

Dia 23, manifestação em Erromo em defesa dos direitos civis e políticos
No próximo dia 23 de Fevereiro, haverá uma manifestação nas ruas de Erromo (Bizkaia), com o lema «Eskubide zibil eta politikoen alde! Utzi herriak bakean!» [Pelos direitos civis e políticos! Deixem-nos em paz!]. O encontro é às 19h30, na Santa Eugenia plaza. Trata-se de expressar solidariedade aos habitantes de Erromo, Leioa e Erandio (Bizkaia) que foram acusados de «enaltecimento do terrorismo» por causa das fotos de presos que aparecem nos anúncios das festas; e de exigir que a AN espanhola ponha fim a estes processos.
A convocatória da manifestação foi feita numa conferência de imprensa que ontem decorreu em Erromo e na qual estiveram presentes dezenas de representantes de associações. Segundo afirmaram, «estas intimações visam criminalizar a expressão da solidariedade para com os presos políticos da região - Uribe Kosta - e a reivindicação dos direitos que lhes assistem». Em seu entender, estas «intimações vão muito mais além, pois violam os direitos de todos». «Muitos cidadãos estão a ser obrigados a depor na AN espanhola por organizarem as festas das suas localidades ou por afixarem alguns cartazes, cidadãos para quem pedem penas de dois anos de prisão», afirmaram. / Notícia completa: ukberri.net

Leitura:
«El ABC de las cosas», de Borroka Garaia (BorrokaGaraiaDa)
La represión tiene una función, atemorizar y servir de ejemplo. Una táctica tan vieja como las cabezas cortadas en estacas colocadas en puntos estratégicos bien a la vista del pueblo.