sábado, 11 de fevereiro de 2012

Uma plataforma de moradores pede reconhecimento para Ángel Berrueta

Familiares de Ángel Berrueta e moradores do bairro iruindarra de Donibane apresentaram, nas vésperas de se cumprir o oitavo aniversário da sua morte, às mãos de um polícia espanhol e do seu filho, a plataforma «Ángel Gogoan», para que esta família tenha verdade, reconhecimento e reparação.

«Não queremos vingança. O que pedimos é verdade, reconhecimento e reparação, e que cheguemos quanto antes a um cenário de paz, em que não haja mais vítimas em nenhuma das partes», sublinhou José Miguel Olza, numa conferência de imprensa que decorreu em Donibane (Iruñea) na qual participaram a viúva e a filha de Berrueta, juntamente com Daniel Rico e Ana Bador, dois membros da nova plataforma.

A plataforma, segundo referiram, foi criada por gente de diversas sensibilidades «que tem em comum o facto de ser do bairro», e, como primeira medida, vai solicitar a colocação de uma placa na Rua Martin Azpilikueta, onde Ángel tinha a sua padaria, «na qual se recorde o que se passou no dia 13 de Março de 2004, com um texto acordado entre a família e os grupos municipais» da capital navarra.

Contam levar esta proposta à sessão de Câmara de Iruñea de 17 de Fevereiro, uma iniciativa que se integra numa série de acções que consideram «necessárias» para que a família de Ángel Berrueta «tenha verdade, reconhecimento e reparação», oito anos depois de um membro do Cuerpo español de Policía e o seu filho o terem morto na sua padaria, na sequência de uma discussão sobre a afixação de um cartaz contra a ETA na padaria dois dias depois dos atentados de 11 de Março em Madrid [e da intoxicação subsequente promovida pelo PP].

«Angel Gogoan»: verdade, reconhecimento e reparação

Fonte: ateakireki.com

Desprezados pelas instituições
Actualmente, segundo afirmaram, a família de Ángel Berrueta «continua a ser desprezada pelas instituições navarras», quando o falecido «também é uma vítima do conflito político».

«É clara a atitude de dois pesos e duas medidas para com as vítimas», criticaram os familiares e amigos de Berrueta, que consideraram «necessário» que «todas as vítimas sejam tratadas de igual modo».

Desejamos que «todos possam chorar os seus em paz, e que a dor acumulada por ambas as partes não seja um obstáculo para a resolução do conflito, mas antes o contrário», concluíram.
Os membros da plataforma deram ainda a conhecer o blog criado pela plataforma: http://www.angelgogoan.blogspot.com/
Fonte: Gara / Ver também: ateakireki.com