sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

A Polícia espanhola deteve o ex-preso Patxi Gómez em Bilbo

Patxi Gómez López foi detido pela Polícia espanhola ontem de manhã, pelas 11h55, na Rua Autonomia, em Bilbo, segundo informou o Ministério espanhol do Interior.

O ex-preso de Ortuella (Bizkaia) foi posto em liberdade condicional em 2002, depois de ter cumprido 3/4 da pena a que fora condenado. Contudo, ao cabo de um ano e quatro meses em liberdade, a Audiência Nacional deu-lhe ordem de prisão, tendo sido novamente detido em Novembro de 2003.
Em Abril de 2009 foi posto em liberdade, considerando então a AN espanhola que já tinha cumprido a pena na íntegra. A Procuradoria espanhola voltou a recorrer e, em Dezembro desse mesmo ano, o Supremo Tribunal aumentou-lhe a pena em mais dez anos de prisão, aplicando-lhe a chamada «doutrina Parot».

No dia 28 de Janeiro de 2010, a Câmara Municipal de Ortuella aprovou, com os votos do PSE, PNV, EA e do vereador não adscrito uma moção de apoio ao ex-preso em que se repudiava o prolongamento da pena. / Fonte: Gara e etxerat.info

«Patxi Gomezen atxiloketa "indarrean dagoen espetxe politika ankerraren adibide argia" dela iritzi dio Herrirak» (Gara)
[O Herrira considerou que a detenção de Patxi Gomez é "um claro exemplo da cruel política prisional em vigor"]

«Ezker abertzaleak PPren "mendeku politika" salatu du» (Berria)
[A esquerda abertzale denunciou a «política de vingança» do PP]

Actos da Segi em Azkaine, Sara e Senpere no mês contra a tortura
Hoje tem lugar a primeira das iniciativas organizadas pela Segi no âmbito do mês contra a tortura. Começará às 20h00 na Gazteen Gela, em Sara (Lapurdi), onde será projectado o documentário Tortura en Euskal Herria. Realizado pelo TAT - Torturaren Aurkako Taldea -, o trabalho inclui os testemunhos dos jovens que em 2008, e por ordem do juiz da Audiência Nacional espanhola Baltasar Garzón, foram detidos em várias localidades de Euskal Herria. Todos afirmaram ter sido torturados.

Para o dia 13 de Fevereiro, aniversário da morte de Joxe Arregi, foi convocada uma concentração contra a tortura na rotunda do Intermarché em Senpere (Lapurdi) às 19h00. A projecção do filme La question, de Laurent Heynemann, no dia 26, às 18h00, no gaztetxe Kilika, em Azkaine (Lapurdi), porá fim a este conjunto de iniciativas.
Por outro lado, e em solidariedade com os presos, 95 pessoas concentraram-se na quarta-feira frente ao Arriaga (Bilbo) e, ontem, 32 em Atarrabia (Nafarroa). / Fonte: Gara

Mais info: «Torturaren aurkako hilabetea antolatu du Azkaine, Senpere eta Sarako Segik» (topatu.info)

Leituras:
«Hurgando en la calle», de Mikel ARIZALETA (lahaine.org)
Y si esto valía entonces hoy, visto lo visto, mucho más. El Tribunal Supremo en sentencia de fecha reciente no ha tenido reparos en mentir a la hora de tumbar la sentencia del tribunal de Donosti que condenó a cuatro guardias civiles por torturar a Portu y Sarasola

«La playa de Zarautz espera a Txuri», de Ramón SOLA (Gara)
Finalmente llegó la fecha, y por la mañana vino la secretaria del juzgado a entregar un papel: ponía que, tras analizar de nuevo mi expediente, retrasaban la fecha de salida hasta 2017». Unas simples líneas para cargarle nueve años de cárcel más.

«En términos...», de Mikel ETXEBERRIA (Gara)
El autor expone en este artículo la paradoja que supone el hecho de que aquellos que han negado y niegan la existencia de un conflicto en este país interpreten el final de la actividad armada de ETA en términos militares, de vencedores y vencidos. Y, frente a esta lectura, recuerda también que el Estado español no ha alcanzado ni los objetivos militares ni los políticos que tenía establecidos.