quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

A Polícia francesa deteve duas jovens independentistas em Senpere

Segundo divulgou a kazeta.info, a Polícia francesa apareceu às seis da manhã na casa onde vivem as irmãs Nahia e Odre Lacroix, em Senpere (Lapurdi), efectuando buscas durante cinco horas, na execução de uma ordem da Procuradoria Antiterrorista de Paris. Por volta das 11h00, levaram as duas irmãs detidas, primeiro para a esquadra de Senpere e depois para Pau, segundo divulgou a agência Efe.

A casa das irmãs Lacroix fica no caminho de Ahetze, no bairro de Ibarron, e a Polícia cortou o acesso à casa, colocando barreiras na estrada durante a operação. Entretando, com o intuito de apoiar as jovens, juntaram-se dezenas de pessoas nas redondezas e, quando as jovens estavam a ser levadas pela Polícia, os agentes lançaram gás lacrimogéneo contra as pessoas que lhes tentavam barrar a passagem.

Nahia e Odre são senpertarras e estão ligadas ao movimento juvenil independentista. Para além disso, estão envolvidas em actividades do gaztetxe da localidade e participam em diversas iniciativas a nível local.
De acordo com a agência Efe, são ambas acusadas de «tentativa de ataque [atentado]» [«eraso saiakera», no texto original, em euskara] contra uma casa, no âmbito da campanha contra a especulação imobiliária.

Para protestar contra as detenções, ao fim da tarde teve lugar uma manifestação e uma concentração em frente à Câmara Municipal de Senpere, convocadas pela Askatasuna, nas quais estiveram presentes cerca de 200 pessoas. Segundo fizeram saber, as concentrações vão repetir-se diariamente. Para além disso, os presentes informaram que o namorado de Odre teve de ir depor a Pau e que os pais das jovens se encontravam em Baiona. O Batasuna também criticou a resposta do Governo francês aos passos dados pela sociedade basca e pediu-lhe que se empenhe na busca de uma «solução democrática». / Fonte: topatu.info e Gara

Fotos: Detenção em Senpere (Gara) / Vídeo: Manifestação em Senpere (Gara)

Ver também:
«Lacroix ahizpak atxilo hartu eta elkartasuna adieraztera joandako herritarren kontra gazak jaurti ditu Poliziak» (kazeta.info)

«Os presos bascos em Villepinte, em greve de fome contra o isolamento» (Gara)
Os presos políticos bascos de Villepinte encontram-se em greve de fome contra as medidas de isolamento Desde o dia 4 de Fevereiro. Para Bilbo estão convocadas diversas acções de solidariedade. (Ver também: Bilbo Branka)

Umorea: «Paris afirma que os presos bascos já estão nas prisões "mais próximas"» (Gara)
O ministro francês da Justiça, Michel Mercier, tenta defender a ideia de que Paris não aplica a dispersão aos presos políticos bascos. Algo que se depreende da resposta dada no passado dia 13 de Janeiro pelo dirigente da UMP à senadora do PCF Nicole Borvo, que lhe tinha pedido que aproximasse os presos de Euskal Herria para assim «contribuir para a consolidação do processo democrático».
Diz o ministro que os presos «são orientados para os centros mais próximos das suas famílias». Uma afirmação que choca com a actual situação penitenciária dos presos bascos no Estado francês, que se encontram quase todos nas prisões em redor de Paris - La Santé (19), Fleury (37) e Fresnes (29). / Notícia completa: Gara