quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

A esquerda abertzale exige o direito a decidir face às medidas do PP

Os porta-vozes da esquerda abertzale da Bizkaia acusaram na segunda-feira o lehendakari, Patxi López, e o deputado-geral da Bizkaia, José Luis Bilbao, de «secundarem as medidas anti-sociais» do Governo do PP, tendo acrescentado que, com isso, «incentivam a precariedade, a desigualdade, a pobreza e o desemprego».
Perante estas medidas, reiteraram a necessidade de dar uma resposta «contundente» construindo uma «proposta alternativa assente na soberania política e económica».

Acusaram Rajoy de aprovar uma reforma laboral que «agrava ainda mais as condições dos trabalhadores» e mostraram a sua preocupação com os dados referentes ao desemprego na Bizkaia. Assim, instaram Bilbao e López a «ouvir as demandas dos cidadãos e a respeitar e reconhecer o seu direito a decidir». / Fonte: Gara

Notícia mais desenvolvida e vídeo: «A esquerda abertzale pede aos cidadãos que venham para as ruas "dizer basta" às medidas anti-sociais» (Bilbo Branka)

Maribi Ugarteburu: «Precisamos das nossas próprias ferramentas para fazer frente à crise»
Nesta entrevista à Info7 Irratia, a porta-voz da esquerda abertzale abordou diversas questões de assinalável interesse. Salientou a importância das mobilizações convocadas para este sábado nas quatro capitais de Hego Euskal Herria [País Basco Sul] contra as medidas neoliberais e centralizadoras que chegam de Madrid, tendo afirmado ainda: «precisamos das nossas próprias ferramentas para fazer frente à crise». (Info7 Irratia)

O ano passado ocorreram quase 90 000 acidentes laborais, que provocaram 81 mortos
O sindicato abertzale deu ontem a conhecer os dados sobre sinistralidade laboral relativos ao ano passado. De acordo com o LAB, a segurança e a saúde no trabalho não melhoraram em 2011.
Entre as principais causas dos acidentes, encontram-se a organização no trabalho e a gestão da prevenção.
Por isso, exigiu uma «mudança radical» nas políticas públicas de segurança e saúde laboral. Criticou ainda os governos e o patronato por fomentarem a precariedade, a fraude na contratação e a subcontratação sem controlo, quando é necessário promover um emprego «digno e de qualidade». / Notícia completa: Gara / Ver também: LAB sindikatua

Assembleia de desempregados de Iruñerria concentrou-se em Iruñea em defesa do trabalho
Assembleia de desempregados de Iruñerria concentrou-se esta terça-feira na Rua Mercaderes para protestar contra os números «alarmantes» de desemprego. Lembraram que, por trás dos mais de 50 000 desempregados que há em Nafarroa, existem famílias e jovens com um futuro «mais que incerto». / VER: Gara e Sanduzelai Leningrado