sábado, 25 de fevereiro de 2012

Em defesa da verdade, do reconhecimento e da reparação que o município recusa à família Berrueta

A plataforma de moradores Angel Gogoan, de Donibane (Iruñea), criticou o facto de a sessão da Câmara de Iruñea ter rejeitado a moção em que pedia verdade, reconhecimento e reparação para Angel Berrueta. Longe de o reconhecer como uma vítima do conflito, a moção que foi aprovada limitou-se a condenar o seu assassínio, oito anos depois.

Por isso, a plataforma considera que é necessária a mobilização dos cidadãos, para exigir que se dêem passos nesse sentido e para mostrar à família Berrueta-Mañas o apoio, o reconhecimento e a solidariedade que as instituições não lhe deram.

«Entendemos que todas as vítimas, sem exclusões, têm direito a ser reconhecidas e reparadas, e que a classe política tem de estar à altura das circunstâncias, agindo com seriedade, coisa que não se passou na Câmara Municipal de Iruñea».

Por isso, fazem um apelo a todos os cidadãos para participem no acto que convocaram para dia 10 de Março na Praça do Município, em Iruñea, no qual vão reclamar verdade, reconhecimento e reparação para a família de Angel Berrueta.
Actos programados:
• 3 de Março, sábado, conferência a cargo da fundação Euskal Memoria nos cinemas Golem, às 11h30.
• 10 de Março, sábado, acto na Praça do Município de Iruñea, às 12h30.
• 13 de Março, terça-feira, acto em memória de Ángel frente à padaria em que foi assassinado, às 19h30. / Fonte: ateakireki.com

Ver também: «Afirmam que a moção aprovada em Iruñea nega a verdade e o reconhecimento a Berrueta» (Gara)

A CM de Basauri aprova moção sobre eliminação de simbologia fascista e de homenagem às vítimas do fascismo
Basauri * E.H.
A Câmara Municipal de Basauri (Bizkaia) aprovou por unanimidade uma moção apresentada pela Lau Haizetara Gogoan sobre a eliminação de simbologia fascista e de homenagem às vítimas do fascismo.
PNV, Bildu, PSOE e PP votaram a favor desta moção, que contava com o apoio de outros agentes sociais, sindicais e políticos da localidade, como Aralar, LAB, ELA, Sare Antifaxista, CNT, EB, ESK, STEE-EILAS, Asociacion Vecinos Pozokoetxe. A partir de agora, em Basauri o dia do assassínio de Vicente Antón Ferrero (Basauri, 08/03/1976) será o da evocação de todas as vítimas da ditadura e da repressão franquista. / Mais info: SareAntifaxista

«28 anos sem justiça. Memória, dignidade e luta»
Leioa * E.H.
Com o lema «28 urte justiziarik gabe. Oroimena, duintasuna eta borroka», foi convocada para este sábado, às 13h30, no Boulevard de Leioa (Bizkaia), uma concentração evocativa de Eugenio Gutierrez Salazar, Tigre, um refugiado leioztarra de 29 anos assassinado pelos GAL no dia 25 de Fevereiro de 1984.
Fonte: SareAntifaxista / Mais info: ukberri.net