O Bildu fez saber que recusou o convite para participar na inauguração oficial da Torre Iberdrola que terá lugar hoje, terça-feira, e na qual participará o rei de Espanha. Exigiu ainda o encerramento da central nuclear de Garoña, em cuja gestão participa a companhia eléctrica.
O porta-voz do grupo municipal do Bildu, Txema Azkuenaga, fez saber que o Bildu não vai participar no acto de inauguração da Torre Iberdrola que hoje irá decorrer em Bilbo e no qual estarão presentes os reis de Espanha, porque, na sua opinião, «a monarquia espanhola não é bem recebida nem em Bilbau nem em toda Euskal Herria».
Azkuenaga disse que, «na medida que se trata da principal representação do Estado de Espanha e do máximo representante das forças armadas, é o símbolo da negação de Euskal Herria e do direito a decidir que, como Povo, assiste aos cidadãos bascos. Porque monarquia e democracia são termos incompatíveis».
Fechamento de Garoña
Por outro lado, o Bildu lembrou que a Iberdrola está ligada à energia nuclear, mais concretamente à central nuclear de Garoña, cujo prolongamento foi rejeitado pela coligação soberanista. Na semana passada apresentou mesmo uma moção, rejeitada por PNV e PP - com isso impedindo que fosse discutida na sessão de Câmara desta quinta-feira -, na qual exigia o encerramento da central nuclear de Garoña, apelava à participação dos cidadãos nas mobilizações contra ela, e pedia que fosse divulgada informação sobre os perigos da energia nuclear.
Assim, fazem um apelo à participação na concentração de protesto convocada por múltiplos agentes sociais para a Praça de Euskadi, junto à Torre da Iberdrola, às 11h30, com o lema «Garoña itxi orain». / Fonte: Bilbo BrankaLa eléctrica Iberdrola habria invitado a unos 400 elementos: representantes de las instituciones del regimen actual, bufones, palmeros, folclóricos, lacayos, pelotas de turno, cortesanos y elementos del mundo empresarial, para acompañar en su visita al Borbon. Tampoco faltaran, en plena crisis, los canapés y las copas para todos ellos.
«O 15-M da Bizkaia critica a visita do rei espanhol e pede aos cidadãos que manifestem o seu desacordo» (Gara)
A propósito de Garoña e de outras coisas mais:
«Eguzki ante el dictamen del CSN exige el cierre de Garoña» (lahaine.org)
Garoña es una planta nuclear que debería haber estado cerrada hace mucho tiempo por vieja, por peligrosa, por innecesaria, por estar amortizada, porque lo demanda la sociedad, no adminitiendo imposiciones al respecto.
«Popurri popularra (IV)», de Borroka Garaia (BorrokaGaraiaDa)
Artigos interessantes, misteriosos, poderosos ou dissolventes... encontrados na blogosfera e na Web.