sábado, 18 de fevereiro de 2012

A esquerda abertzale convoca um acto político para 26 de Fevereiro em Donostia

A esquerda abertzale vai realizar no próximo dia 26 de Fevereiro, no Kursaal donostiarra, um acto em que tornará pública uma declaração que constituirá «um novo contributo» para a «construção da paz e um cenário democrático em Euskal Herria».

Numa breve conferência de imprensa, a esquerda abertzale anunciou a realização de um acto político no 26 de Fevereiro no Kursaal, em Donostia, ao meio-dia. Segundo referiram, o acto será aberto ao público e contará com a presença de convidados internacionais provenientes de países que ultrapassaram os seus conflitos através de processos de carácter democrático, mas a identidade destas personalidades não foi revelada.

Com este acto, a esquerda abertzale quer tornar pública uma declaração que representará «um novo contributo» para a «construção da paz e de um cenário democrático em Euskal Herria».

E fá-lo, segundo disse, «com a plena convicção de que existem condições suficientes para levar a cabo esta tarefa».

No dia 26 a esquerda abertzale renovará o seu compromisso com o processo de soluções criado em Euskal Herria, e mostrará «a sua completa vontade» para alcançar um cenário de «paz justa e duradoura» com uma declaração que se apoia em cinco pontos. «A paz, como objectivo para construir Euskal Herria; resposta às consequências do conflito; promover o reconhecimento com base no respeito mútuo; a necessidade de o povo basco conhecer a verdade; o diálogo e o acordo democrático como garantia de não repetição». / Fonte: Gara

Ver também: «"Bakea eta jokaleku demokratikoa eraikitzeko" ekarpena egingo du ezker abertzaleak hilaren 26an» (Berria)

Leitura bastante interessante; de cavernas e cavernosos:
«"Rosa de España" divide a la derechona», de Maite SOROA (Gara)
Y ayer la prensa carca se dividía, porque el mensaje de «Rosa de España» -que así le empiezan a llamar- es muy de su agrado, pero que ataque al partido de Rajoy a algunos no les hace mucha gracia. Y así, servidora se encontró ayer con la derechona mediática sin saber muy bien qué decir.