sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Juiz Velasco dá ordem de prisão a Igerategi e Otaño, que afirmam ter sido submetidos a maus tratos

O magistrado da Audiência Nacional espanhola Eloy Velasco deu ordem de prisão aos andoaindarras Iñaki Igerategi e Inaxio Otaño, Ttintto, detidos pela Guarda Civil na madrugada de terça-feira em Tolosa e Andoain e que afirmaram ter sido submetidos a maus tratos: agressões, longos interrogatórios, privação do sono e, no caso de um deles, inalação de uma substância que lhe provocou tonturas. (Mais informação aqui.)

Bideoa: Andoaingo herritarren prentsaurreko jendetsua

[Crónica] «Del nuevo tiempo al tiempo atrás» (Gara)

Depois de deporem na AN espanhola, Iñaki Igerategi e Inaxio Otaño, Ttintto, receberam ordem de prisão do magistrado Eloy Velasco. Acusou-os de um «delito de integração» em grupo armado por reunirem para ETA nomes de pessoas às quais se exigia depois o chamado «imposto revolucionário».

Durante o depoimento, Igerategi e Otaño foram assistidos por um advogado de confiança, e afirmaram ter sido submetidos a maus tratos enquanto estiveram em instalações policiais.

Um grupo de familiares e amigos de ambos os detidos deslocou-se até Madrid.

Igerategi e Otaño foram detidos na madrugada de terça-feira em Tolosa e Andoain, respectivamente, no âmbito de uma operação policial dirigida pela Audiência Nacional.

As agências espanholas referiram que ambos seriam «membros legais» da ETA e que a operação teria tido lugar graças a uma comissão rogatória enviada pela juíza especial de Paris Laurence Le Vert na qual daria informação sobre a sua alegada ligação à organização armada. / Fonte: Gara

«Igerategi eta Otaño espetxeratzeko agindu du epaileak» (Berria)