As Câmaras de Hego Euskal Herria governadas pelo Bildu vão destinar um euro dos seus orçamentos à ikastola Ibaialde, de Lodosa e Satarguda, por cada euro doado por um aluno de qualquer ikastola ou outro centro de ensino localizado nos seus municípios, segundo informou numa conferência de imprensa em Iruñea o autarca de Zarautz, Juan Luis Illarramendi.
Com esta iniciativa, os autarcas da coligação abertzale apoiam a campanha recentemente lançada pela Ikastolen Elkartea [Federação de Ikastolas] para que cada aluno dê um euro ao centro educativo navarro, que se encontra em situação económica delicada.
Com Illarramendi estiveram outros cargos do Bildu, como o autarca de Atarrabia, Kirio Gastearena, o autarca de Orio, Beñat Solabarrieta, o de Eskoriatza, Beñat Herce, e ainda vereadores de Tafalla, Goizueta, Zaldibar, Esteribar e Atxondo.
Política discriminatória
Para o Bildu, a situação económica da ikastola Ibaialde, de Lodosa e Sartaguda, localizada naquilo que a «Ley del Vascuence» determina como «zona não bascófona», é «grave», e tal fica a dever-se à política «discriminatória e autoritária» do Governo de Yolanda Barcina, que, em vez de garantir o ensino e o direito a viver em euskara em todo o território navarro, «só coloca entraves».
Os eleitos do Bildu consideram ainda que a «divisão por zonas imposta pela Lei do Euskara» é injusta, asfixia economicamente as ikastolas do Sul, e «acaba com a única possibilidade de ali aprender em euskara». Por tudo isto, autarcas e vereadores do Bildu enfatizaram ainda mais o trabalho desenvolvido na ikastola Ibaialde, fundada há 25 anos, e que decidiram ajudar.
Euskaraz, ostia!