sábado, 18 de fevereiro de 2012

Hego Euskal Herria caminha para a greve geral de 29 de Março

Contra a reforma laboral e pela defesa dos «direitos sociais e laborais de Euskal Herria»
Iruñea * E.H.
Os sindicatos bascos ELA, LAB, ESK, Stee-Eilas e EHNE registaram esta sexta-feira no Departamento de Trabalho do Governo de Nafarroa (Iruñea) e na sede do Governo da CAB em Bilbo, a convocatória de greve geral para o próximo dia 29 de Março contra a reforma laboral aprovada pelo Governo espanhol. / Fonte: SareAntifaxista

«Os sindicatos formalizam a convocatória de greve geral para 29 de Março» (Gara)
Depois de formalizar o registo tanto na sede do Governo de Lakua em Bilbo como no Departamento do Trabalho do Governo navarro, a secretária-geral adjunta do ELA, Amaia Muñoa, afirmou que a reforma laboral constitui «uma sangria e uma perda de direitos como jamais se tinha visto», pelo que «a luta é imprescindível».
Por seu lado, a secretária-geral do LAB, Ainhoa Etxaide, pediu ao povo basco «que pare Euskal Herria» no dia 29 de Março porque a reforma laboral apenas tem como fito «a redução de salários e uma sociedade empobrecida», enquanto ao patronato «tudo se dá».


«Hay condiciones para una respuesta masiva» (editorial do Gara)

«29 de Marzo. Hacia la revuelta general», de Borroka Garaia (BorrokaGaraiaDa)
Mientras que la represión y las detenciones a ambos lados de la muga se suceden, otro tanto se podría decir de la ofensiva capitalista.

Milhares de pessoas em Barakaldo contra o desemprego, os cortes e a reforma laboral
Milhares de pessoas participaram ontem na manifestação convocada por diversos colectivos sociais e sindicais e que, com o lema «Defenda Dezagun Ezkerraldea» [Vamos defender Ezkerraldea], percorreu diversas artérias de Barakaldo, entre a Praça Bide Onera e a Câmara Municipal.
Ao longo do percurso, foram constantes as palavras de ordem contra o desemprego, a reforma laboral, os cortes, a precariedade, o PP e o autarca da localidade da margem esquerda, a quem chamaram «larápio».
Uma hora mais tarde, a manifestação chegou à Herriko Plaza, onde se procedeu à leitura de um comunicado em que se denunciou a grave situação de desemprego que afecta a região de Ezkerraldea. Também ali se ouviram expressões como «PP, partido patronal», «no a la reforma laboral», «no son banqueros, son ladrones», «obrero despedido, patrón colgado» ou «vecino, alerta, el paro está en tu puerta».
A mobilização de Barakaldo constituiu uma boa iniciativa unitária, a aquecer os motores para a manifestação nacional de dia 25 em Bilbo e para a Greve Geral de dia 29 de Março no País Basco Sul. / Fonte: boltxe.info via lahaine.org

Ver também: «Vários milhares de pessoas reclamam em Barakaldo um futuro digno» (Gara)