sábado, 25 de fevereiro de 2012

Milhares de pessoas nas ruas de Bilbo contra os cortes sociais e a reforma laboral

Vários milhares de pessoas - 20 000, segundo os organizadores - manifestaram-se esta tarde em Bilbo para protestar contra os cortes sociais e a reforma laboral e em defesa dos direitos sociais.

A manifestação, convocada pelos sindicatos ELA, LAB, EILAS, EHNE, Hiru, CGT e CNT, plataformas de desempregados e plataformas de defesa dos direitos humanos, partiu às 18h00 do Sagrado Coração e tinha à cabeça uma faixa em que se podia ler «Mugi gaitezen geure eskubideen alde» [Vamos mexer-nos pela defesa dos nossos direitos]. À passagem pela Praça Moyua, ainda havia gente no ponto de partida, e quase uma hora e meia depois continuava a chegar gente ao Arenal, onde a manifestação terminou.

Em declarações à comunicação social, a secretária-geral do LAB, Ainhoa Etxaide, e o seu homólogo do ELA, Adolfo Muñoz, defenderam a importância desta mobilização como antessala da greve geral convocada pela maioria sindical basca para 29 de Março contra a reforma laboral aprovada pelo Governo de Mariano Rajoy. O sindicato LSB aderiu, hoje, à convocatória de greve geral.

Etxaide afirmou que não foi a crise que eliminou direitos, mas sim os governos com os seus cortes, tendo referido ainda que, com a manifestação de hoje, se mostra «a profunda rejeição» contra a reforma laboral e as políticas que estão a ser desenvolvidas contra a crise.

Por seu lado, Muñoz afirmou que «estão a ser ultrapassados todos os limites» e que «a única forma de pôr um travão a isto é organizar uma grande mobilização social». / Fontes: Gara e Berria
Notícia mais desenvolvida: Gara e Berria / Vídeos: SareAntifaxista

Ver também: «Mais de 20 000 pessoas dizem não aos cortes e à reforma laboral» (Bilbo Branka)

Leituras:
«Todo por ganar», de Aitor BALDA (Bilbo Branka)
Es el propio sistema el que está en crisis y en esta tesitura la clase trabajadora y los sectores populares de Euskal Herria debemos unirmos para la transformación social.

«La nueva reforma laboral - Un destructivo golpe a la clase trabajadora», de Doris BENEGAS (lahaine.org)
Completo análisis de la nueva reforma laboral realizado por la abogada Doris Benegas