segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Exigem a libertação de Iker Moreno, Oihana López e Xabier Arina

Cerca de 400 pessoas manifestaram-se este domingo em Burlata para exigir «a libertação imediata» de Iker Moreno, Oihana López e Xabier Arina, habitantes desta localidade navarra detidos há um ano e que ainda não foram julgados.

Na manifestação, que partiu às 12h30 da plaza das Askas e que seguia atrás de uma faixa em que se podia ler «Iker, Oihana eta Xabier. Urte 1 baino gehiago bahiturik. Condenados sin condena», participaram, entre outros, o porta-voz da esquerda abertzale Txelui Moreno e a deputada do Bildu Bakartxo Ruiz.

Antes de a manifestação se iniciar, Itxaso Torregrosa, representando os organizadores, criticou o facto de Iker Moreno, Oihana López e Xabier Arina estarem há mais de um ano na prisão, «em situação preventiva, sem terem sido julgados». «Foram condenados sem sentença e exigimos a sua imediata libertação», acrescentou.

No entender dos manifestantes, «está na altura de procurar soluções para todas as consequências do conflito político». A este respeito, Torregrosa insistiu na libertação imediata «das pessoas que se encontram em prisão preventiva e sem que tenha havido qualquer condenação». «Não entendemos como continua a haver detenções. Está na altura de acabar com tudo isto», disse.

Torregrosa afirmou ainda que «uma das partes está a dar passos no sentido da resolução do conflito uma e outra vez» e que os estados também o devem fazer, «pondo fim à onda repressiva e trabalhando a favor de um quadro democrático». / Fonte: Gara

Mobilizações em Ortuella e Zarautz para reclamar o fim da actual política prisional
A detenção de Patxi Gómez, na quinta-feira passada, para cumprir «retroactivamente» o prolongamento da pena que lhe foi aplicado com base na doutrina 197/2006 foi denunciada no sábado por centenas de pessoas, que responderam à convocatória feita pela Câmara Municipal de Ortuella (Bizkaia).

Duas horas antes, em Bilbo, representantes de diversos agentes políticos, sindicais e sociais da Bizkaia deram uma conferência de imprensa para pedir aos cidadãos que participem na manifestação que, com o lema «Por la solución, no más detenciones. Patxi askatu!», terá lugar no próximo sábado, dia 18, às 12h30, em Ortuella.

«Patxi foi detido e encarcerado três vezes por causa da mesma condenação, que, com base na resolução do Supremo Tribunal, foi aumentada para 30 anos. Isso constitui a imposição de facto da pena perpétua, aplicada com carácter excepcional aos presos e presas políticos bascos», referiram os convocantes. Esta iniciativa é apoiada, entre outros, pela esquerda abertzale, Aralar, EA, Alternatiba, Eleak, Etxerat, Herrira, LAB, STEE-EILAS e ESK.
Sublinharam ainda o facto de, numa altura em que «foram criadas em Euskal Herria oportunidades para a paz e a resolução do conflito, o Governo de Espanha continuar a violar os direitos básicos das presas e dos presos».

À tarde, cerca de duzentas pessoas participaram numa manifestação em Zarautz (Gipuzkoa) para exigir a libertação de Jose Mari Pérez, Txuri, que há quatro anos cumpriu a pena a que foi inicialmente condenado e que no dia 31 de Janeiro sofreu um enfarte na prisão de Burgos.
Quanto às concentrações de carácter semanal, no sábado 27 pessoas participaram na de Hondarribia e na sexta-feira 36 fizeram-no em Lizartza. / Fonte: Gara

Ver também: «Ehunka lagunek eskatu dute 'Txuri' etxeratzeko» (Berria)