
Mais de 1200 pessoas responderam, no sábado de manhã, à iniciativa organizada pela plataforma Batera em defesa do reconhecimento institucional de Ipar Euskal Herria e da criação de uma colectividade territorial, cortando as estradas em sete pontos diferentes de Lapurdi, Nafarroa Beherea e Zuberoa.
Com esta acção, procuravam simbolizar o bloqueio político a que a questão do reconhecimento institucional tem sido submetida nos últimos 30 anos em França e, ainda, reclamar a oficialização do euskara.
A plataforma mostrou-se «satisfeita» com o nível de participação, tendo avançado com os números da mobilização nos diferentes locais: Urruña (150 pessoas), Biarritz (300), Donazaharre (150), Kanbo (200), Senpere (150), Maule (160) e Amikuze (100). / Fonte:
Gara,
Berria e
kazeta.info /
Vídeo: Batera - corte de estrada em Urruña
Jornada festiva em Garinoain contra a Câmara Municipal «ilegítima» da DNE

A associação Aúpa Garinoain organizou uma jornada de festa, que incluiu jogos de futebol,
pintxos, música e outras actividades e em que os habitantes da localidade navarra reafirmaram o seu repúdio pela Derecha Navarra y Española (DNE), que governa a Câmara Municipal apesar de ter alcançado apenas 5% dos votos.
Também era para ter havido uma manifestação, mas esta acabou por ser desconvocada, pois os organizadores não obtiveram as autorizações devidas.
A nova vereação ascendeu ao cargo com 18 votos a favor e 305 brancos. Desde que a DNE ocupa a Autarquia, deu início a uma campanha de desprestígio contra os habitantes de Garinoain, a quem chamou «terroristas e assassinos». / Fonte:
Gara /
Vídeo: Jornada de festa em Garinoain (
Gara)