quarta-feira, 7 de outubro de 2009

LAB: a «alternativa sindical» já está a caminho


Esta iniciativa, organizada pelo sindicato LAB, teve início no dia 2 de Outubro em San Adrián (Nafarroa) e vai percorrer o herrialde durante cinco semanas.

Vimos a classe política navarra, juntamente com os representantes dos patrões, a celebrar o 30.º aniversário das primeiras eleições para o Parlamento de Navarra. E, efectivamente, têm razões para isso: com a operação efectuada há 30 anos, os franquistas e os patrões perpetuaram-se no poder. Isolaram Navarra das demais províncias bascas, submetendo-a à vontade da direita e de Madrid. Rechaçaram as reivindicações das trabalhadoras e dos trabalhadores navarros, e impuseram as regras do jogo ditadas pelos patrões. E ainda nos quiseram fazer crer que tudo aquilo ia beneficiar a classe trabalhadora, que nessa “Navarra foral e espanhola” íamos viver bem.
A crise económica mostrou a falsidade desse mito. Enquanto o senhor Sanz janta por 400 euros, Zapatero oferece 420 aos desempregados… para todo o mês! A classe trabalhadora navarra necessita da mudança, para deixar de estar submetida à entidade patronal, à UPN, à Opus Dei. E o sindicato LAB tem a vocação de dinamizar essa mudança.

No Primeiro de Maio deste ano, o LAB apresentou um documento no qual fazia um balanço relativo aos últimos 30 anos e dava a conhecer a sua proposta de mudança em defesa dos interesses da classe trabalhadora. Com o objectivo de divulgar o documento e o seu conteúdo, puseram em marcha uma iniciativa original, com cinco semanas de duração.
A iniciativa arrancou no dia 2 de Outubro em San Adrian e terminará a 7 de Novembro em Amaiur. Uma carrinha irá percorrer diversas localidades de Navarra, levando consigo uma exposição. Ao longo do percurso, haverá inúmeros eventos, desde caravanas de automóveis até comícios sindicais, passando por manifestações, debates, distribuição de propaganda, etc.
Participa nesta iniciativa, junta-te à Alternativa Sindical!

Mais informação em NafarroaGorria

Documentos:
LAB, Alternativa Sindical em Navarra
LAB, Nafarroako Alternatiba Sindikala

Fontes: nafarroan.com e nafarroan.com

Ver também: «Está-se a usar a crise para reduzir os direitos laborais», entrevista de Juanjo BASTERRA a Ainhoa ETXAIDE, secretária-geral do LAB, em Gara

"Depois da greve geral, a maioria sindical basca apresentou um conjunto de medidas para combater a crise. Ainhoa Etxaide afirma que os trabalhadores estão preparados para a mobilização e a luta, de modo a avançar em direcção a um outro modelo económico e social. No actual cenário de crise, opina que 'está em jogo a credibilidade dos sindicatos' e apela ao trabalho em todas as frentes, 'porque não nos vão dar nada'».