quinta-feira, 25 de março de 2010

34 610 vozes, uma responsabilidade que a Batera leva a sério


Os promotores da Batera sentem-se «responsáveis» pelos resultados da consulta popular, que decorreu nos dias 14 e 21 Março, sobre a criação de uma colectividade territorial para Ipar Euskal Herria. E é por isso que decidiram que as próximas etapas só devem ser organizadas após uma assembleia-geral, que terá lugar no dia 17 Abril, às 9h, em Ezpeleta (Lapurdi). Com 32 000 assinaturas recolhidas no Outono passado e 34 610 votos expressos na consulta popular, os promotores não pensam ficar «por aqui», como expressaram na terça-feira numa conferência de imprensa que decorreu em Baiona.

O resultado da consulta popular é «uma vitória da democracia», consideram os membros da plataforma Batera. Partindo daqui, pedem a todos os responsáveis políticos e aos eleitos, sejam deputados ou eleitos municipais, «que dêem uma resposta à questão que foi colocada aos cidadãos». Jean-René Etchegaray, vice-presidente da Câmara de Baiona, e Sauveur Bacho, autarca de Arberatze (Nafarroa Beherea), referiram-se aos próximos actos eleitorais: «não se pode ser candidato sem se dizer claramente o que se pensa sobre o tema».

Subjacente a esta determinação está a satisfação com os resultados da consulta, que os promotores da Batera não esconderam. O município que teve a taxa mais elevada de participação (65%) foi Bunuze (Nafarroa Beherea), enquanto Angelu (Lapurdi) se encontra no outro extremo (5,9%). A taxa varia consoante a visibilidade do local de voto, como salientou Martine Bisauta, vereadora de Baiona. Os promotores da Batera agradeceram ainda aos 1164 voluntários, aos 90 autarcas e aos artistas que tornaram possível esta iniciativa.
G.T.
Fonte: le_journal_Pays_Basque-EHko_kazeta