quinta-feira, 18 de março de 2010

O Departamento do Interior do Governo de Lakua proíbe as mobilizações pela morte de Jon Anza


Num comunicado, o Departamento do Interior do Governo de Lakua indica que a decisão foi tomada «depois de avaliar como muito alta a probabilidade de que no decorrer destas concentrações se comentam delitos de enaltecimento do terrorismo ou alterações da ordem pública».
Alega ainda que «foi tido em conta o carácter delitivo do alvo da convocatória, na qual se denuncia a morte do membro da ETA como 'assassinato' às mãos das forças de segurança espanholas».
O Departamento do Interior também se escuda na manifestação de domingo passado em Donostia, «durante a qual ocorreram actos de reconhecimento e/ou enaltecimento do terrorista falecido, assim como outros ataques ilícitos contra as forças de segurança e contra as pessoas responsáveis pelas mesmas».

Após ter tido conhecimento da proibição, o Movimento pró-Amnistia afirmou que «os responsáveis políticos da morte de Jon pretendem limpar a guerra suja» e que «querem desviar as atenções desta morte através da mentira e da repressão».
Depois de referir que «a repressão é a única proposta que os estados fazem a Euskal Herria», o organismo anti-repressivo reiterou o seu apelo à mobilização hoje e nos próximos dias «contra a guerra suja e a repressão».
Fonte: Gara