sábado, 13 de março de 2010

«As Forças de Segurança do Estado sequestraram, torturaram e mataram Jon Anza»

«As FSE sequestraram, torturaram e mataram Jon Anza», é a versão em que insistem, de forma categórica, familiares, amigos e advogados do militante independentista, bem como a esquerda abertzale, depois de que o seu corpo sem vida tenha «aparecido» na morgue de um hospital de Toulouse onze meses após o seu falecimento. Fizeram ainda um apelo aos cidadãos de Euskal Herria para que na segunda-feira, às 8h30, vão até à morgue de Toulouse, face à impossibilidade de um médico de confiança participar na autópsia.

Familiares de Jon Anza, advogados, amigos e agentes sociais e sindicais participaram numa conferência de imprensa em Baiona, tendo enquadrado a morte do militante independentista na «guerra suja» e tendo feito um apelo à mobilização para impedir que, na segunda-feira de manhã, em Toulouse, se realize a autópsia caso não esteja presente um médico nomeado pela família.

Algo que, a juntar ao tratamento «humilhante, cruel e miserável» que ontem foi dado aos familiares de Anza, agrava a situação e conduz à pergunta «de que têm medo?». Afirmaram de forma categórica que, no caso de um médico de confiança não ser autorizado a participar na autópsia, não aceitarão nenhum resultado, tal como a versão oficial, «insustentável».

Em nome de todos eles, o advogado Jon Enparantza refutou a inverosímil versão oficial e sublinhou que Anza «foi sequestrado, torturado e morto», num novo capítulo da «guerra suja».

Referiu que estão convencidos de que o militante independentista «esteve em poder» das FSE nos dias anteriores ao seu falecimento e apontou o dedo ao presidente do Executivo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, e ao presidente da República francesa, Nicolas Sarkozy, como responsáveis políticos pela morte. Sem esquecer Rubalcaba e Michelle Alliot Marie, tendo recordado que esta era na altura do desaparecimento de Anza a ministra do Interior e detém agora a pasta da Justiça.

Com o propósito de exigir responsabilidades políticas aos dois governos, fizeram um apelo especial à participação nas próximas mobilizações. Assim, lembraram que vão manter a manifestação nacional convocada para 17 de Abril em Donibane Lohizune (Lapurdi), acreditando que as ruas se vão encher para chamar Michelle Alliot Marie directamente à responsabilidade.
Fonte: Gara via apurtu.org
-
Ver também: «Quem matou Jon Anza?», de Manuel F. Trillo, em kaosenlared.net
-
Igandean denok Donostira! No domingo todos a Donostia!