sábado, 20 de março de 2010

Estado de excepção: A Polícia autonómica espanhola toma um «ikastetxe» de Gasteiz


Denúncia comunicada à Sare Antifaxista por um jovem antifascista gasteiztarra

Gasteiz * E.H.
Os acontecimentos foram simples; à hora de almoço, uma parte da ikasleria [estudantes] estava no pátio e outra do lado de fora.
Nesse momento, eram umas 11 horas, aparecem uns encapuzados e derrubam um contentor, por causa do mobilizazio eguna [jornada de mobilização] e das proibições do dia anterior. Em menos de cinco minutos, aparece uma carrinha da Ertzaintza e saem 5 agentes do corpo de intervenção com escudos e espingardas de balas de borracha e, empurrando-nos e ameaçando-nos (como: «vas a acabar como todos estos en la puta carcel»), obrigam uma parte dos estudantes que estavam fora do pátio a alinhar-se junto ao gradeamento da escola, sentados, enquanto eles exibem os seus uniformes e as suas armas em frente a nós.

Mais tarde, havia de aparecer uma outra furgoneta e um carro da Ertzaintza, dispositivo totalmente desproporcionado.

Durante mais de 40 minutos, uns 50 ikasles [estudantes] do centro, na sua maioria menores, estiveram retidos dessa forma, perdendo horas lectivas, sendo identificados, ameaçados e gravados por um dos polícias, que filmou com a sua câmara, uma a uma, as caras de todos os ikasles.

Durante esse período, alguns dos irakasles [professores] do ikastetxe vieram tentar dialogar com os agentes e explicar que o contentor não tinha sido virado por nenhum dos seus alunos, enquanto a direcção da escola se mantinha refugiada lá dentro, sem manifestar qualquer tipo de preocupação - ou nos dar apoio - pelo que estava a acontecer aos seus ikasles, e deixando que cerca de 50 alunos fossem alvo daquilo que consideramos um claro de abuso de poder e vontade de intimidar e meter medo. Só quando já tinha passado mais de meia hora e nos estavam a devolver os B.I. pudemos ver dois membros da direcção a sair da escola.

Queremos, portanto, denunciar a actuação desmedida e o claro acosso dos corpos repressivos, e a actuação passiva da direcção do centro escolar perante os acontecimentos.

Nas fotos só aparecem 30 alunos, pois foram tiradas a partir das janelas do instituto e metade dos alunos retidos estava em frente à outra furgoneta, sentados no solo, não sendo possível fotografá-lo lá de cima.

Eskerrik asko!
Gerra zikina eta errepresiorik ez!!

Obrigado!
Não à guerra suja e à repressão!

Fonte: SareAntifaxista via lahaine.org