sexta-feira, 26 de março de 2010

Pedem ao reitor da UPV que não assine o acordo com o Departamento do Interior de Lakua


Representantes da comunidade universitária pediram na quarta-feira ao reitor da UPB/EHU, Iñaki Goirizelaia, que não assine o acordo previsto sobre segurança com o Departamento do Interior de Lakua. Como explicaram, o acordo permitiria à Ertzaintza entrar no recinto universitário sem ter de pedir qualquer autorização, como acontece agora.

O Conselho de Governo da UPB/EHU terá aprovado a iniciativa, mas ainda não assinou o acordo. Por isso, um grupo de estudantes, professores, trabalhadores e representantes de diversos agentes compareceram em frente à Faculdade de Ciências Sociais de Leioa para pedir a Goirizelaia que não o assine.

Afirmaram que, com base neste acordo, a Polícia autonómica poderia efectuar investigações, aceder à base de dados da Universidade e utilizar as câmaras de videovigilância. Em seu entender, o «controlo social» não deveria ter lugar na universidade, que também não deveria recorrer à Ertzaintza para resolver conflitos, pois devia ser «um exemplo para a sociedade em democracia e na resolução dos conflitos através do diálogo».

Mobilizações e fechamentos
O campus de Leioa era também ontem o centro das reivindicações estudantis, já que a Ikasle Abertzaleak convocou uma jornada de mobilizações contra Bolonha. Havia uma manifestação convocada para a praça Mikel Laboa. Para além disso, na Faculdade de Belas Artes também estão a realizar um fechamento pela mesma razão, entre outras actividades.
Por seu lado, na Faculdade de Ciências Sociais estão reivindicam um espaço para estudantes autogerido. A assembleia estudantil da Faculdade de Ciências também realizou um encerro e um jejum, que terminava ontem, em se que exigia a possibilidade de fazer os estudar inteiramente em euskara. Cerca de trinta estudantes secundaram esta iniciativa.

Manex ALTUNA
Fonte: Gara