quarta-feira, 31 de março de 2010

A esquerda «abertzale» saúda o «apoio internacional» e acrescenta que «o motor está aqui»


A esquerda abertzale avalia «de forma positiva e em toda a sua dimensão» a declaração realizada por vinte importantes personalidades mundiais na véspera em Bruxelas. Num comunicado tornado público ontem à tarde, refere que «se trata de uma importante contribuição para a construção de um novo cenário em Euskal Herria, tarefa em que todos os agentes implicados se deveriam comprometer».

A esquerda abertzale tornou público um comunicado ontem à tarde no qual encara de forma positiva a declaração realizada na segunda-feira em Bruxelas por pessoas que qualifica como «homens e mulheres de Estado, homens e mulheres de reconhecido prestígio e trajectória de vida».

Cerca de vinte signatários, entre os quais se encontram a Fundação Nelson Mandela, Desmond Tutu, Frederick De Klerk, John Hume, Albert Reynolds e Jonathan Powell, subscreveram um texto em que dão «as boas-vindas» e «elogiam» o compromisso da esquerda abertzale com os meios exclusivamente políticos e democráticos e uma total ausência de violência para conseguir os seus fins políticos. Entendem que, «plenamente realizado, este compromisso pode ser um passo fundamental para pôr fim ao último conflito na Europa».

Nesse contexto, fizeram «um apelo à ETA para que apoie este compromisso declarando um cessar-fogo permanente e completamente verificável». E acrescentaram que «tal declaração, devidamente respondida pelo Governo espanhol, permitirá que os novos esforços políticos e democráticos avancem, que as diferenças sejam resolvidas e que se alcance uma paz duradoura».

«Importante contribuição»
A esquerda abertzale avalia «de forma positiva e em toda a sua dimensão a declaração que estas personalidades internacionais realizaram, ao considerar que se trata de uma importante contribuição para a construção de um novo cenário em Euskal Herria, tarefa em que todos os agentes implicados se deveriam comprometer».

Numa nota de imprensa, refere que «a sociedade basca no seu conjunto e a esquerda abertzale em particular acolheu com satisfação o pronunciamiento das personalidades de âmbito internacional que manifestaram a sua preocupação com a situação que Euskal Herria padece, colocando ainda mais a questão basca na agenda política internacional, realizando uma proposta de resolução para este conflito que, reconhecendo a sua natureza política, busca soluções democráticas, estáveis e duradouras».

Agradece ainda o seu envolvimento e especialmente a avaliação que fazem «do debate que a esquerda abertzale acaba de efectuar e o seu total compromisso com o desenvolvimento de um processo democrático sem violências e sem ingerências. Um processo no qual, por meio do diálogo e da negociação, se chegue a um enquadramento em que o conjunto dos projectos políticos, incluindo o projecto independentista, sejam não só defensáveis mas também materializáveis, se contarem com o apoio maioritário dos cidadãos».

Por todo isso, «a esquerda abertzale reafirma a sua disposição para procurar a resolução para o conflito tendo como base para tal a estratégia recentemente adoptada».

«O motor está aqui»
Na opinião da esquerda abertzale, este tipo de apoios externos não deve fazer esquecer à sua militância que o trabalho tem de ser feito em Euskal Herria.

Na nota de imprensa, faz «um apelo especial ao conjunto do povo basco de esquerda. A existência de um apoio internacional cujo objectivo seja ajudar a encontrar a solução do conflito no nos deve fazer esquecer que o verdadeiro motor de mudança está realmente em nós mesmos. Somos nós, as forças abertzales e progressistas deste país, os únicos garantes do processo democrático».

Em seu entender, «é a acção comum e o trabalho de alianças na luta de massas, ideológica e político-institucional dos abertzales e progressistas que levará o nosso povo a um cenário democrático. É a luta em defesa dos direitos civis e políticos deste país que garante a mudança. É a construção nacional que garante o futuro deste povo».

A esquerda independentista «apela ao povo basco de esquerda para que seja o motor do processo democrático». E, tendo em conta a altura do ano em que nos encontramos, finaliza a sua nota de imprensa referindo que «este domingo, na celebração do Aberri Eguna, teremos uma boa oportunidade para mostrar aos estados e ao mundo que o processo democrático já está em marcha e é imparável. Está nas nossas mãos».
Notícia completa: Gara

Nota de imprensa da esquerda abertzale, na íntegra: «A esquerda abertzale ante a declaração de ontem em Bruxelas»

Sugestão de leitura:
«Caminante, sí hay camino, ¿no lo ves?», artigo de opinião de Floren AOIZ