segunda-feira, 29 de março de 2010

Pais e mães da «zona não bascófona» recolhem apoios em Iruñea



Cerca de 3000 pessoas, de acordo com os organizadores, manifestaram-se nas ruas de Iruñea, respondendo à convocatória de um grupo de pais e mães de crianças que vivem na «zona não bascófona». Com esta mobilização, a primeira que convocam, reivindicavam a igualdade de direitos tanto entre euskaldunes e erdaldunes como entre habitantes das diferentes zonas de Nafarroa.

À frente da marcha ia uma faixa em que se lia «Euskara Hautatzeko askatasuna - Libertad para elegir el euskera». No final da manifestação, o porta-voz dos convocantes, Mikel Mayayo, leu um comunicado com o qual os organizadores reivindicaram a possibilidade de «escolarizar as nossas crianças em euskara na nossa localidade com os mesmos direitos e opções que os restantes».

A sua exigência não se limita apenas ao âmbito educativo, pois reivindicam a possibilidade de viver completamente em euskara. Assim, defendem «a formação contínua em euskara e o ensino para adultos; ver como qualquer um a televisão em euskara; desfrutar a cultura, o lazer em euskara, com oferta variada, em igualdade de condições, sem penalizações; ligar o rádio e, entre todas as ofertas em antena, ouvir em euskara as notícias do nosso meio, e, partindo do nosso bilinguismo, abrirmo-nos ao mundo aprendendo a comunicar noutras línguas, tornando-nos multilingues».
Fonte: Gara

Para ver reportagem fotográfica: lahaine.org