terça-feira, 16 de março de 2010

Em Zangotza, manifestação contra a presença da España 2000 na localidade


O partido político España 2000 pretende instalar-se através da criação de um centro social em Zangotza. Após o anúncio das intenções da plataforma fascista, um grupo de habitantes da localidade navarra começou a mobilizar-se, tendo para tal criado uma plataforma.

Nas últimas eleições gerais, em 2008, a España 2000 apenas recebeu um voto em Zangotza e 85 em todo o herrialde. Apesar disso, a plataforma de extrema-direita pretende abrir esta sede precisamente na terra onde vive o seu máximo dirigente em Nafarroa, Rogelio Taboada.

«Embora o partido político España 2000 se esconda atrás da máscara da legalidade, trata-se na verdade de um partido herdeiro da falange tradicional espanhola, cujo discurso tem como pilar fundamental o orgulho em se ser espanhol e o enaltecimento do passado glorioso imperialista de uma grande nação: a Espanha que Franco e os seus generais alcançaram a ferro e fogo», denuncia a Assembleia contra a intolerância.

Por isso consideram que este partido, «através do palavreado, esconde uma ideologia de extrema-direita de carácter e atitudes neonazis com discurso xenófobo, homófobo, racista e sexista», que procura «consolidar a identidade nacional através da negação de outras identidades.» Afirmam ainda que «outro dos pilares em que se assenta a sua ideologia é a afirmação da prioridade e da preferência dada aos espanhóis face a qualquer estrangeiro.»

A Assembleia denuncia a impunidade deste tipo de formações de extrema-direita. «O modo favorável como são tratadas pelas instituições, alguns políticos e polícias faz com que pareçam bons aqueles que hoje em dia levantam o braço direito, dão vivas a Franco e cantam o "Cara al Sol".»

A manifestação terá lugar no próximo dia 20 e foi convocada pela Asamblea contra la intolerancia, Bi Haizetara euskara taldea, Peña Batasuna, esquerda abertzale de Zangotza, os sindicatos ELA e LAB , bem como o Grupo municipal NaBai de Sangüesa.
Fonte: apurtu.org