sábado, 20 de março de 2010

Os alegados membros da ETA que aparecem no vídeo afinal... eram bombeiros catalães


As cinco pessoas que aparecem num vídeo difundido ontem pela Polícia francesa e apontadas como os membros da ETA que participaram no tiroteio de Dammarie-les-Lys são na realidade bombeiros da Generalitat e do Município de Barcelona que estavam de férias, segundo confirmaram as autoridades gaulesas. Os bombeiros vão regressar hoje à noite à Catalunya. As autoridades francesas reconheceram o erro.

Um dos bombeiros denuncia «o mau bocado» que estão a passar

O Departamento do Interior da Generalitat da Catalunya esclareceu esta madrugada que as cinco pessoas que aparecem num vídeo gravado num supermercado da localidade de Villiers-en-Bire, próxima de Dammarie-les-Lys, são membros da corporação de bombeiros do Governo catalão e do Município de Barcelona, que se encontravam de férias no departamento de Seine-et-Marne, praticando actividades de escalada.

Os bombeiros foram identificados pelos seus familiares depois de ver as imagens nos meios de comunicação espanhóis, que se apressaram a divulgá-las e mesmo a especular sobre as identidades de duas das pessoas que aparecem na gravação.

A Generalitat pôs-se em contacto com a Polícia francesa, que, por seu lado, fez o mesmo com os bombeiros que aparecem no vídeo. Foi localizada a morada em que estavam alojados e hoje de manhã deslocaram-se até à localidade de Melun, no departamento referido, onde foram interrogados, segundo confirmou à France Presse o director-geral da Polícia francesa, Frédéric Péchenard. Depois disso, as autoridades gaulesas admitiram o erro.

Péchenar afirmou que os investigadores se centraram nas imagens desse supermercado após o aviso de um polícia francês reformado que na véspera do tiroteio tinha suspeitado da presença de um grupo de cinco pessoas que pareciam falar espanhol, num centro comercial vizinho.

Sempre de acordo com o seu relato, a Polícia mostrou essas imagens a Joseba Fernández, que terá afirmado serem seus companheiros.

Um porta-voz da Procuradoria afirmou que os bombeiros «foram ouvidos por um tribunal francês e exonerados de qualquer acusação» relacionada com a investigação sobre a morte do polícia Jean-Serge Nérin. «Esta teoria foi posta de lado», acrescentou.

Apesar disso, os bombeiros passaram toda a manhã a prestar declarações na esquadra, a tratar de «questões absolutamente burocráticas», segundo referiu o conseller do Interior da Generalitat, Joan Saura.

Uma vez terminadas as declarações, foram levados para um alojamento, onde ficarão até hoje à noite, altura em que vão apanhar um voo de regresso a Barcelona.
Notícia completa: Gara

Nota: Tal a histeria. Há uns dias, um membro da Esquerda Anticapitalista foi confundido como sendo membro da ETA. As fotos dele circularam por jornais e televisões. Foram-lhe buscar a fotografia ao facebook, mas afinal era um simples membro de uma organização que não tem nada a ver com a ETA. Uma pouca vergonha da propaganda jornalístico-estatal.
Em Portugal a desinformação, a falta de rigor jornalístico e o seguidismo da máquina de propaganda espanholista também imperam na grande generalidade da comunicação social em quase tudo o que diz respeito ao País Basco. Há temporadas especialmente danosas, em que basta a «gralha» abrir a boca para termos logo uma versão para português consumir.
Depois do tiroteio em Dammarie-les-Lys, um boletim noticioso de um canal português associava à notícia desse acontecimento imagens da Ertzaintza (!) e de um prédio em que aparecia uma bandeirola a favor da repatriação dos presos e outra contra o TGV! Cabe tudo num saco. Até o despropósito e o lixo jornalístico. E hoje assim voltou a acontecer. Já a Euronews tinha falado nos bombeiros catalães e ainda alguns noticiários nacionais insistiam em ETA, ETA, ETA.
«Zutik»? Conflito? Busca de soluções? Enquadramento histórico? Népia. Honrosas, as excepções.