quarta-feira, 10 de março de 2010

Em Iparralde, a Batera «ganha a primeira mão»


Mais de 91% dos eleitores, 189 422 pessoas, vão ser consultadas sobre a criação de uma entidade territorial País Basco, nos dias 14 e 21 de Março. Um primeiro êxito para os membros da plataforma Batera, que organiza esta consulta, em seu entender, «histórica».

«Não só temos o apoio dos eleitos como também o da sociedade», declarou Daniel Olçomendi, autarca de Izura-Asme (Nafarroa Beherea) e membro da plataforma. Fazia referência aos 90 autarcas de todas as áreas que apoiam a iniciativa e aos mais de 1000 voluntários que vão participar na sua concretização. Ao todo, serão 122 os municípios (entre 159 que compõem Ipar Euskal Herria) a acolher a iniciativa.

Todos os cantões
Em cantões como Baigorri, Garazi, Espeleta, Donibane Lohizune e Hendaia, 100% dos municípios vão ter uma ou mais urnas destinadas para o efeito. Dos 36 municípios que constituem Zuberoa, 25 vão participar na consulta e na BAB (conglomeração Baiona-Angelu-Biarritz) participam todos os municípios excepto Bokale.

Para o conselheiro municipal de Baiona Martine Bisauta este primeiro êxito prova que «a questão [sobre o quadro institucional do País Basco] não foi ultrapassada. A questão ainda não foi solucionada; não o é há 200 anos». E para concluir: «Agora, esperamos que os eleitores venham votar». O segundo desafio está lançado.

Goizeder TABERNA
Notícia completa: le_journal_Pays_Basque-EHko_Kazeta

Na foto: conferência de imprensa da Batera, ontem, em Baiona.