quarta-feira, 10 de março de 2010

Presos políticos bascos, homenagens, solidariedade, repressão


Tolosa recorda Lopetegi 22 anos depois de aparecer morto na sua cela
Cerca de oitenta pessoas deslocaram-se no último domingo até ao bairro tolosarra de Urkizu para prestar uma homenagem a Mikel Lopetegi por ocasião do 22.º aniversário da sua morte. Lopetegi apareceu morto numa cela da prisão de Herrera de la Mancha, concretamente no 2 de Março de 1988.
Os bertsolaris deram início à homenagem, e os dantzaris dedicaram um aurresku de honra a Lopetegi. Também foram depositadas flores em frente ao monólito erguido em sua memória.
Em seguida, membros do Movimento pró-Amnistia fizeram uma leitura política, recordando como a «cruel política penitenciária, que continua vigente,» acabou com a vida de Lopetegi. O organismo anti-repressivo definiu ainda a actual política penitenciária como um «laboratório repressivo». «Trata-se de um laboratório onde experimentam novas formas de repressão», criticaram. Não obstante, incitaram os cidadãos a seguir em frente, por via da «dignidade e da denúncia».
Por outro lado, como acontece todas as segundas-feiras, sucederam-se os protestos e as mobilizações em defesa dos direitos dos presos e refugiados políticos bascos.
Em Pasaia San Pedro concentraram-se 25 pessoas; em Ondarroa foram 71; em Iurreta mobilizaram-se 57; 20 em Ataun; 12 em Euba; 70 em Santurtzi; 43 em Laudio; 18 em Otxarkoaga e Zorrotza (bairros de Bilbau); 15 em Añorga; 22 em Ordizia; 43 em Oiartzun, e 21 no bairro donostiarra de Altza.
Fonte: Gara

Mobilizações de protesto em Barakaldo contra o julgamento de quatro jovens
O julgamento começou na segunda-feira na AN espanhola, sendo que o magistrado pede 33 anos de prisão para cada um dos jovens, acusados de queimar uma caixa de Multibanco.
Mobilizazioak: Martxoak 9, asteartea, 20:00etan Bide Onera plazatik abiatuta. // Martxoak 12, ostirala 13:00etan Epaitegiaren aurrean / 20:00etan Bide Onera plazatik abiatuta ESKUALDEKO MOBILIZAZIOA
Fonte: askatu.org

Atristain foi encarcerado em Muret Seysses
O donostiarra foi detido no sábado passado pela Polícia francesa, sem que depois fossem fornecidos mais dados sobre a sua situação. Antes disso, a Guarda Civil já o tinha procurado, sem sucesso, na sequência da detenção de Ibai Beobide.
Fonte: askatu.org

Nova página de Internet em defesa do direito dos presos a estudar
Aqui, serão divulgadas notícias em torno do direito dos presos ao estudo e sobre as principais mobilizações nas universidades. Ver http://ikastekoeskubidea.info
Fonte: askatu.org