
Com esta acção de protesto, quiseram também denunciar o «grande impacto ambiental, económico e social que representa a procura permanente de grandes infra-estruturas no nosso país».
Notícia completa: Gara
Vídeo: Lakua explica a delegados da UE e da Aquitânia que o «TGV enfrenta uma dificuldade social acrescida porque há municípios governados por "radicales"»
Fotos e mais informação (euskaraz) em kazeta.info
A AHT Gelditu! convoca mobilizações em defesa de seis activistas indiciados

Nesse dia, 1 de Outubro, às 10h30 terá início uma marcha a pé desde Urbina – terra alavesa que será homenageada «pela sua resistência histórica contra o TGV» – com destino a Gasteiz. À chegada à capital de Araba, haverá então uma manifestação nacional, na Praça Bilbao, às 18h00, com o lema «Urbina berreskuratu, AHT Gelditu! Epaiketarik ez!».
Na conferência de imprensa que deu em Gasteiz, recordou-se que estas mobilizações se somam à campanha de declarações de culpa que a Elkarlana pôs em marcha em solidariedade com as pessoas processadas.
Salientaram ainda o facto de o actual contexto de crise económica ser apropriado à «reflexão» sobre os grandes macro-projectos.
Fonte: Gara