quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Gudari Eguna: Homenagens a Txiki e Otaegi e mobilizações pela independência e pelo socialismo

Hoje de manhã, como todos os anos e respondendo à convocatória da Ahaztuak, juntaram-se no cemitério de Zarautz (Gipuzkoa) familiares e amigos de Jon Paredes Txiki, para lhe prestar uma homenagem singela.

No domingo, por seu lado, cerca de 80 pessoas juntaram-se em Nuarbe (Azpeitia) para evocarem a memória de Angel Otaegi e Pedro Isart Kurro e Dionisio Aizpuru Pelitxo.

A homenagem a Txiki e Otaegi, que foram fuzilados dois meses antes da morte do ditador genocida Franco, foi extensiva a todos os que deram a vida pela independência e pelo socialismo em Euskal Herria, tendo havido múltiplas mobilizações por todo o País Basco.

A título de exemplo, em Urretxu-Zumarraga (Gipuzkoa) houve uma manifestação para recordar três refugiados falecidos. Nas Bardenas (Nafarroa), 40 pessoas juntaram-se para evocar o preso de Cadreita Tasio Pérez Cambra, falecido há dois anos.

Ontem, em Azpeitia 120 estudantes manifestaram-se na parte da manhã, sendo que uma outra manifestação com cem pessoas percorreu as ruas desta localidade guipuscoana.

Também houve mobilizações em Durango (80), Bermeo (150), Lezama (60, onde decorreu a homenagem ao refugiado falecido Iñaki Rike, que não se pôde realizar no Verão devido à proibição de Lakua), Balmaseda (80), Leioa (80), Portugalete (300), Etxarri-Aranatz (103), Orereta (600), Iruñea (500) e Leitza (40).
Fonte: Gara e Gara

Ver também: «[Fotos] Euskal Herria recordou o 27 de Setembro» (boltxe.info)

«Gudari Eguna Uribe Kostan 2011» (etengabe)

Agur eta ohore, eusko gudariak!

«Hegoak ebaki banizkio nerea izango zen, ez zuen aldegingo.
Baina honela ez zen gehiago txoria izango eta nik... txoria nuen maite.»

Se eu lhe cortasse as asas, seria meu, não fugiria.
Mas assim já não seria um pássaro e eu... amava o pássaro.